español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Agenda 21 : mudanças dos padroes de consumo - III

Sergio SCHLESINGER

05 / 1996

A reformulaçao dos valores eticos e morais e tarefa igualmente dura e indispensavel. Especialmente num mundo em que TER Ú cada vez mais importante que SER. Quero concluir tambem com um exemplo concreto, vivido por mim mesmo, que acredito possa espelhar bem o tamanho das dificuldades que temos pela frente.

A coisa se deu na escola do meu filho, no ano passado, em uma reuniao de pais em que se falava de roubo - meu filho tem oito anos - e perda de objetos, e de como dar conta disto. E eu lembrei que quando era crianþa e estudava na escola publica, havia um apontador, destes que se prendem com uma borboleta em uma mesa, que servia para toda a turma usar. E que as crianþas vivem perdendo SEUS apontadores e borrachas, coisas altamente perdiveis, que parecem terem sido feitas para isto, assim como os guarda-chuvas. Mas duas professoras rebateram a ideia, dizendo que as criancas precisavam aprender a zelar pelos seus bens.

Eu respondi que para isso ja havia o caderno, os livros, a borracha, a regua etc. E que o uso do apontador coletivo poderia trazer outras duas licoes importantes. Primeiro, a valorizaçao do bem coletivo, a ser usado e cuidado por todos, evitando o desperdicio. Segundo, que este desperdicio se dava sob a forma de dezenas de pedacos de plastico - proveniente do petroleo - e ferro, ambos recursos nao renovaveis. Se abriria caminho, assim, para uma conversa amena e especialmente didatica - pois seria um exemplo concreto, praticado pelas proprias criancas - do que pode serfeito no dia-a-dia em defesa do meio ambiente

Como resultado disto, recebi no comeco deste ano uma lista dos materiais a serem comprados, e o apontador continua la, firme. E isto se da em uma escola onde ha periodicamente atividades de educaçao ambiental reciclagem, reproduçao daquilo que diz a midia. Mas se ve que na hora de incorporar o cuidado ambiental a pratica cotidiana, de uma maneira muito singela, tudo fica mais dificil. Educaçao ambiental, mudanca dos padroes de consumo nao e, portanto, uma materia formal, mas a promoçao de uma profunda mudanca de habitos, relacoes e valores.

Key words

agenda 21, environment, unemployment


, , Brazil

Notes

Ficha preparada por FIGUEIREDO, Hermila

Source

Report

PACS (Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul) - Av. Rio Branco, 277, sala 1609 – Centro – Rio de Janeiro - RJ - BRESIL - CEP: 20.040-009 - Fone/fax: (21) 2210-2124 - Brazil - www.pacs.org.br - pacs (@) pacs.org.br

legal mentions