español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Informaçao voltada para a açao

Proposta de projeto PACS-DPH - parte II

Lea TIRIBA

04 / 1996

Propomos aos grupos que ESCREVAM SOBRE O QUE FAZEM E SOBRE O QUE PENSAM DE SEU FAZER, porque temos a convicçao de que os conhecimentos nao sao definitivos, mas criados e recriados sempre. Todos tem um saber que adquiriram em sua pratica cotidiana e que transmitem aos seus companheiros de existencia; todos sao capazes de produzir conhecimentos a partir da reflexao critica sobre a sua pratica concreta.

Consideramos que camadas mais pobres da populaçao, os chamados "oprimidos", necessitam criar novos marc os teoricos a partir de sua realidade concreta e de seus sonhos/projetos de transformaçao desta realidade. Estes novos marcos teoricos nao poderao ser produzidos apenas por intelectuais, que nao vivenciam concretamente a dura realidade das camadas mais pobres da populaçao, mas por todos os sujeitos historicos implicados na luta cotidiana pela transformaçao desta realidade.

2. Nossos parceiros, justamente por sua inserçao direta no movimento vivo, poderao, a partir da experiencia sistematizada de suas hi storias de luta, repensar os conceitos de vida, de sociedades, de conhecimento, de escola, que estao na base do sistema de dominaçao, e recriar estes conceitos de acordo com seus proprios interesses e necessidades.

Key words

Brazil, Rio de Janeiro

Notes

Esta e a quarta de uma serie de fichas explicativas sobre o trabalho de parceria PACS/FPH. Relato das experiencias do PACS com a producao e utilizacao das fichas DPH

Convenio PACS-DPH : Informacao voltada para a acao; proposta de projeto PACS-DPH.

Source

Working papers

legal mentions