español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Rede Vozes do Silencio, uma rede de informaçao , comunicaçao e cultura popular em construçao

Marcio VIEIRA DE SOUZA

07 / 1994

A Rede Vozes do Silencio de comunicacao popular, tem para o nosso grupo uma importancia bastante grande. A equipe que constituiu o DIALOGO- CULTURA E COMUNICACAO, logo se identificou com as propostas e anseios do programa ate entao chamado de "Culturas, Vozes do Silencio e Comunicacao Popular". Logo nos integramos e fomos convidados a ser " observatorios de comunicacao". Aceitamos o desafio, sabendo que a proposta nao era acabada e que teria de ser construida em conjunto com a FPH e com os demais parceiros do programa Vozes do Silencio. Ate o Encontro internacional de Fortaleza, que aconteceu de 18 a 25 de marco de 1992, participamos da rede produzindo fichas DPH e registrando nossas experiencias metodologicas participativas em comunicacao popular. Nossa participacao era basicamente local. A partir do Encontro de Fortaleza, tivemos oportunidade de conhecer varios outros grupos, de diversos paises, que participavam da rede a nivel mundial (Fortaleza-BR, Mexico, Colombia, India, Marrocos, Mali, Burundi,Canada e Franca). Com este encontro, tambem tivemos oportunidade de conhecer algumas entidades de comunicacao popular que atuam a nivel internacional, como a AMARC e a VIDEAZIMUT. Esta experiencia, juntamente com nossa primeira ida a FPH em Paris (marco de 1990)para discutir nosso trabalho e conhecer outras entidades e grupos que participavam da rede DPH, alem de entrar em contato com entidades de outros paises europeus (Alemanha, Holanda e Belgica), nos deu uma nova dimensao das perspectivas possiveis da articulacao em forma de rede.

No encontro de Fortaleza os membros da rede Vozes do Silencio assumiram a proposta de organizar encontros bilaterais entre as entidades, aprofundar nossa rede via comunicacao eletronica e participar da construcao do banco de dados do DPH-Documento para o Progresso do Homem com fichas documentais. DIALOGO tem participado intensamente do DPH alimentando o banco de dados e tentando fazer experiencias metodologicas com grupos de base usando as fichas DPH. Organizamos tambem um encontro Bilateral: Sul do Brasil- Colombia, que teve uma importancia local para que os grupos populares de Santa Catarina com quem trabalhamos, vislumbrassem as possibiliades destas articulacoes internacionais. Aproveitamos este momento para produzir varias fichas DPH sobre esta experiencia de intercambio no Brasil(marco de 1993), bem como sobre a nossa ida a Colombia (Junho de 1993).

A Rede Vozes do Silencio enquanto um todo esta em uma fase de avaliacao. Pode-se dizer que enquanto rede, esta ainda em uma fase inicial. Um dos criterios de avaliacao que tem sido feito da rede e a troca de experencias e producao de dados e fichas para o DPH. Nesse sentido, como tivemos a oportunidade de receber informacoes e avaliacoes em nosso ultimo seminario do Programa DPH (Paris,marco de 1994), temos que avancar muito. Acreditamos que o avanco da rede Vozes do Silencio podera se dar enquanto uma rede tematica do DPH. Nos estamos nos tornando cada vez mais os alimentadores do tema da comunicacao e cultura popular no DPH. O crescimento da Rede DPH, bem como o crescimento da rede Vozes do Silencio, faz com que pensemos estrategias de baratear e racionalizar os custos de troca de informacoes e experiencias de intercambio. Nesse sentido, as novas tecnologias, a informatica e a concentracao de interesses em um tema especifico (comunicacao), podera dar um novo impulso a rede Vozes do Silencio. Com o convite para que DIALOGO coordene a animacao de rede Vozes do Silencio na America Latina, estamos pensando uma estrategia e um planejamento da rede que leve em conta os parceiros que ja fazem parte da rede Vozes do Silencio e que continuam com interesse em participar da Rede principalmente via DPH e tambem a articulacao de novos parceiros que ja tenham essa identidade e essa disposicao. Um exemplo importante nesse sentido e a disposicao da AMARC em continuar participando, bem como o interesse da VIDEAZIMUT. Alem disso, estamos tentando articular grupos que ja participam do DPH e que ainda nao participam da rede Vozes do Silencio, mas que possuem setores de comunicacao com trabalho e com identidade aos principios da Rede Vozes do Silencio. Um exemplo disso , e o grupo PASOS do Mexico, que ja demonstrou interesse em integrar a rede Vozes do Silencio com seu setor de comunicacao. Finalmente, estamos planejando a divulgacao e sensibilizacao de outros grupos que trabalham na America latina com estas questoes. Estamos iniciando esse trabalho pelo cone sul (Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai)para posteriormente avancar neste trabalho pelos outros paises da America Latina.

Key words

Brazil, Latin America

Comments

Estamos planejando um Encontro Latinoamericano da Rede Vozes do Silencio para o segundo semestre de 1995 em Florianopolis, Santa Catarina-Brasil.Ate la ja poderemos avaliar a restruturacao da rede e a sua participacao no DPH. Existe tambem a proposta da publicacao de um "Passarelles", revista da rede DPH, tematico sobre comunicacao popular coordenado por Dialogo-Cultura e Comunicacao e pela Rede Vozes do Silencio. Este encontro latinoamericano nao sera somente um encontro de troca de experiencias, mas um encontro de trabalho com oficinas e discussoes tecnicas sobre redes, novas tecnologias em informatica e comunicacao, o programa Isis da UNESCO, e principalmente a nossa participacao enquanto rede tematica do banco de dados DPH-Documentos para o progresso do Homem.

Source

Report

VIEIRA DE SOUZA, Marcio, DIALOGO Cultura e Comunicacao, DIALOGO CULTURA E COMUNICACAO, 1994/07 (BRASIL)

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brazil - mvsouza (@) univali.br

legal mentions