español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Os Pesquisadores Populares de Fortaleza e suas trajetórias de luta

A história de Estanilau Ferreira Bié

Abelardo COELHO

07 / 1996

Estanilau Ferreira Bié, presidente da GAMOSC - Grande Associação dos Moradores do Conj. São Cristóvão, iniciou sua militância no Movimento Popular quando chegou ao Conjunto Habitacional no bairro do Jangurussu, onde adquiriu sua casa e começou a perceber os problemas da comunidade. Participou do grupo pró-associação que reuniu moradores do Conjunto para serem capacitados como lideranças. Dentre suas conquistas para a melhoria da comunidade está a rádio comunitária que hoje, serve de veículo popular de comunicação para a população e que atinge todo do Conjunto informando as pessoas sobre seus direitos, os problemas vitais do bairro, promovendo eventos e fazendo entrevistas com autoridades públicas para se obter maiores explicações sobre o trabalho social do poder público para o desenvolvimento da cidade.

Segundo Bié "Lutar é querer consertar aquilo que está errado" acreditando sempre no diálogo entre as pessoas através de troca de experiências, de encontros com outros bairros, onde se adquire conhecimentos de outras formas de lutar.

O espaço do Curso de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular, proporcionou isso. Teve conhecimento deste curso através de uma outra liderança do Conj. Palmeira, Joaquim, que atualmente faz parte da equipe de apoio ao Curso.

Os assuntos mais importantes para ele dentro do Curso são identificados em seu depoimento: "Planejamento Urbano, planejar o bairro. Formação de cooperativa, associativismo. A realidade de que não se consegue fazer nada só. É mais bem feito, dá mais certo com o grupo. A importância e o valor de cada um."

Como resultado deste aprendizado, Bié, nos fala da importância de saber o que é o Estado, como articular negociações vendo os problemas de todos. A valorização do arquivo dos acontecimentos dentro da comunidade, a questão do planejamento interno da Associação, também aparecem como resultado do aprendizado.

Bié elaborou alguns projetos dentro do Conjunto Habitacional após a formação dentro do Curso, qiue podemos citar: A Cooperativa de Produção das confeccionista e hortas comunitárias. Tudo isso, fruto da capacitação de lideranças como forma de melhor propor melhorias pelos próprios habitantes da cidade.

Key words

Brazil, Fortaleza

Notes

Entrevista com FERREIRA BIE, Estanilau

Source

Interview

CEARAH PERIFERIA

CEARAH PERIFERIA (Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos) - Rua Carlos Vasconcelos, 1339, Aldeota CEP: 60115-170 Fortaleza-CE-BRASIL - Tel: + 55 0(xx)85 3261.2607 - Fax: + 55 0(xx)85 3261.8754 - Brazil - www.cearahperiferia.org.br - cearahperiferia (@) cearahperiferia.org.br

legal mentions