español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Primeiros passos de uma professora, primeiras emoções

Maria da Graça ESPERANÇA

03 / 1996

Gente, vocês não sabem da maior! O grupo de alfabetização de Adultos da Senador Correia me chamou para participar do grupo de professores de lá! Acho que essa foi uma das melhores coisas que já me aconteceu! O máximo, não? Além de ser uma equipe porreta, super legal, o projeto é muito interessante, instigante. É tão bom quando acontecem coisas boas na vida da gente! Esse convite me deixou toda boba, trabalhar com Florine, Zezé e Sônia, numa proposta aberta, consciente e séria, é demais! Pena que a minha entrada no grupo se deva a saída do Marcelo, super ocupado agora com o mestrado. Marcelo é uma pessoa fantástica, muito criativo e inteligente (e eu espero e desejo que ele me dê um apoio, um help). Primeiro, fiquei eufórica, mas logo depois deu um medão brabo. Medo, insegurança, dúvidas, expectativa, ansiedade, tudo misturado. A minha segunda reação após esse medo todo foi pensar em desistir - não, eu não tenho condição, eu não vou conseguir, eu nunca fiquei sozinha numa sala de aula - mas, como sou do contra (vocês ja perceberam, né?)e adoro um desafio, aceitei. Ah! Que bom! Ai! Que medo!

Quando eu falei para o pessoal da Senador que eu estava morrendo de medo, elas me disseram que era assim mesmo, que todo mundo sente, que isso é um bom sinal, sinal de responsabilidade, de que a gente não acha que "sabe tudo", etc e tal... Eu até concordo, mas o medo não diminui, só fica meio de lado na espreita. E já estou começando a achar que esse medo pode me ajudar a ficar sempre alerta para perceber como as coisas rolam.

Um dos sinais da minha ansiedade foi logo começar a pensar como que seria, o que poderia fazer (será que dou conta?)e quis ir logo procurando uma fórmula, um jeito para me agarrar e sentir mais segurança. Quando comecei a falar sobre isso com o Alexandre (obrigada, amigo!), que estava pensando em ler aguma coisa sobre a história da escrita para dar aos alunos uma idéia mais geral desse sistema e tal, o Alex deu um toque que foi perfeito: que eu parasse de ficar tão preocupada em trazer alguma coisa pronta e deixasse que nesse primeiro contato as coisas fluíssem para sentir melhor o que os alunos trazem, como são, o que querem, enfim, em vez de ir logo jogando coisas em cima deles, dar e ter espaço para uma troca, afinal, nós nem fomos apresentados ainda! E se eu que tenho alguma experiência (muito pouca, é verdade)estou com tanto medo, imagina os alunos? Quantos sonhos, tristezas, problemas e receios eles não enfrentaram até chegar a decisão de aprender, se matricular num curso de alfabetização? Estamos todos no mesmo barco e navegar é preciso.

Bom, essas foram as primeiras das muitas emoções e surpresas que me aguardam. Bom, né? Bom demais. Vamos ver como é que a gente se sai. Tomara que dê certo! Eu já tenho uma grande vantagem, ter todas essas pessoas maravilosas ao meu lado - ter participado dos seminários foi fundamental -, e uma proposta, um projeto como esse da Senador Correia e do SAPÉ. É o máximo!

Obrigada, pessoal!Valeu!

Key words

popular education


, Brazil, Rio de Janeiro

Notes

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Experience narration ; Original text

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brazil - sape (@) alternex.com.br

legal mentions