español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

O hábito de Registrar

Gisele Paula ALMEIDA

07 / 1996

No nosso último encontro no SAPÉ, colocando minha preocupação com relação à prática da escrita, falamos em despertar o gosto pelo hábito de registrar no caderno nossos sentimentos, idéias, fatos ocorridos no cotidiano, etc...

Foi, então, que vi. Nós, como educadores, às vezes, cobramos coisas que para nós é de uma dificuldade enorme, imagine para alunos acostumados a ouvir cobranças, correções e todo o tipo de repressão. Dizemos que estamos torcendo para que cada um se desenvolva e aprenda a escrever "corretamente".

A partir daí percebi que devemos mostrar um outro lado dessa tão difícil arte de registrar. Como?

Com o mínimo de constrangimentos, correções, cobranças excessivas. Devemos começar, então, a incentivar criações de textos, estórias, etc. Elogiar todo e qualquer esforço desempenhado neste sentido e estimular através de textos interessantes que condizem com a nossa realidade e que tragam de algum modo boas lembranças.

Agora, é partir para a prática e ver se é o melhor caminho, pois só assim superamos algumas das dificuldades que nos fazem ser pessoas tão frágeis diante de uma folha em branco.

Key words

popular education, education


, Brazil, Imbariê, Rio de Janeiro

Notes

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Original text

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brazil - sape (@) alternex.com.br

legal mentions