español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Federação de Usuários da Floresta Comunitária, Nepal

Um exemplo inspirador de desenvolvimento comunitário

Yvon POIRIER

04 / 2005

No último Fórum Social Mundial (Janeiro de 2005) tive oportunidade de encontrar Bhim Prasade Shrestha, Presidente da Federação de Usuários da Floresta Comunitária (FECOFUN) do Nepal. A apresentação que fez do seu trabalho no decurso de um atelier foi muito interessante.

O site da FECOFUN explica claramente o que é a Federação:

A FECOFUN é uma federação nacional de usuários da floresta que promove os direitos de grupos de usuários da floresta a nível local, nacional e regional. Agrupa 5 milhões de membros, agricultores rurais – homens, mulheres, jovens e velhos – provenientes da quase totalidade dos 75 distritos do Nepal. Após a sua criação em 1995, a FECOFUN contribuiu para representar as preocupações dos usuários da floresta comunitária em debates onde se discutiu a formulação de políticas para o futuro da floresta. FECOFUN é uma organização autónoma, não partidária, sem fins lucrativos, sendo a mais importante organização civil do Nepal.

Para compreendermos a extensaõ das suas actividades, é necessário ter em conta que o Nepal tem uma população de 23 milhões de habitantes e um dos rendimentos per capita mais pobres do mundo. Como o Sr. Shrestra explicou, os associados da FECOFUN representam mais de 40 % de toda a população rural do país, a mais pobre, e representa mais de 25% da actividade económica das zonas rurais.

Há mais de 13 500 grupos de usuários da floresta comunitária, 75% deles membros da FECOFUN. Eis alguns dos aspectos essenciais da sua actividade:

  • Conservação da floresta (a lenha representa 75% da energia consumida no Nepal).

  • Importância do ambiente e da biodiversidade para assegurar a viabilidade de longo prazo.

  • Ajudar as comunidades na gestão da floresta em função das necessidades.

  • Protecção de interesses e de lobbying.

  • Conduzir programas promotores de liderança e de competência para as mulheres.

  • Mobilizar mais de 110 000 voluntários.

A FECOFUN funciona democraticamente e é dirigida por um Comité Executivo Nacional. As mulheres estão representadas paritariamente nos diversos níveis da organização, nomeadamente no Comité Executivo Nacional.

O site da FECOFUN (apenas em inglês) dá informações sobre o enorme trabalho em curso. Tendo em conta a minha experiência pessoal, conheço poucos exemplos de trabalho tão extensos e globais, levados a cabo num tão curto prazo de tempo (menos de dez anos).

O Sr. Shrestha sustenta empenhadamente a abordagem da economia solidária e do “empoderamento” das comunidades. A sua presença em Porto Alegre foi possível graças ao apoio de CECI (www.ceci.ca), uma ONG canadiana, a quem agradeço esta oportunidade de conhecer o Sr Shestha.

Palabras claves

bosque, desarrollo comunitario, utilización de los recursos naturales, población rural, organización comunitaria


, Nepal

Notas

Para informações (em inglês): www.fecofun.ca

Tradução em português: Francisco Botelho

Este artigo está também disponível em francês.

Este artigo está disponível no blog: Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável.

Fuente

Entrevista

Encontro com Bhim Prasade Shrestha, Presidente da Federação de Usuários da Floresta Comunitária (FECOFUN) do Nepal.

menciones legales