español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Fechada a radio difusora en HUAYACOCOTLA

O retrato da crise mexicana

Cristiana TRAMONTE

06 / 1995

No dia 23 de marco de 1995, a Secretaria de Comunicacoes e Transportes suspendeu as transmissoes da Radio independente de Huayacocotla, no municipio de mesmo nome, estado de Veracruz, Mexico.

A radio, de atuacao a nivel rural e comunitario e alcance regional, cumpria importante funcao social e ao lado de sua similar Radio Teocelo, representavam os únicos meios de comunicacao massivos em uma regiao que abrange cerca de oito municipios. O trabalho desenvolvia-se ha cerca de 30 anos,servindo principalmente as populacoes indigenas de comunidades nahuas, tepehuas e otomíes, que vivem bastante isoladas habitando uma das regioes mas distantes e sem comunicacao do pais. O trabalho da radio tinha amplo reconhecimento social, o que lhe valeu sua integracao a ALER - Associacion de Educacion Radiofonica, avalizada pela UNESCO.

O argumento utilizado pela Secretaria de Comunicacoes e Transportes para justificar o fechamento deste meio de comunicacao foi um argumento tecnico, em seguida contestado pelos tecnicos da propria emissora. Sem qualquer oportunidade de saneamento de possiveis falhas operacionais,o que caracterizou a falsidade do argumento governamental, o parecer da SCT foi de imediata suspensao das transmissoes.

Segundo um manifesto divulgado assinado por diversas personalidade públicas e publicado no jornal "A Jornada", de 25 de abril de 1995, o trato institucional dado a questao da radio teve um tom policial e ameacador ou segundo suas proprias palavras "se le daba a Radio Huaya un trato de delincuentes". O manifesto questiona ainda a politica governamental que proclama o apoio a diversidade cultural no pais mas fecha as ja parcas possibilidades de comunicaco entre os diversos grupos culturais.

Palabras claves

radio, radio comunitaria


, México, América Latina

Comentarios

O fechamento da Rádio coincide justamente com um momento de grande crise economica do Mexico e nao por acaso. A insatisfacao social pode ser sentida por todos os poros do pais. Neste mesmo ano, por primeira vez, o Primeiro de Maio, dia do trabalhador no Mexico não foi um dia de confraternizacao com o governo. Pelo contrario houveram muitas manifestacoes de protesto e apoio a guerrilha comandada pela figura lendaria do "Comandante Marcos" que levaram milhares de mexicanos as ruas com suas reivindicacoes. E neste quadro politico interno abalado, com o historico nacionalismo mexicano sofrendo serios revezes e num momento de grande crise economica que se da o fechamento da radio, calando as vozes de camponeses indigenas, a base social da guerrilha de Marcos. Entretanto, o movimento guerrilheiro mexicano, por sua especificidade e ao contrario de seus antecessores na America Latina (cujo apoio socia foi por vezes minoritario), conta com grande apoio da opiniao publica e de setores que lutam por melhores dias no Mexico.

Fuente

Otro

TRAMONTE, Cristiana, DIALOGO CULTURA E COMUNICACAO in. LA JORNADA, 1995/04/25 (MEXICO)

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brasil - mvsouza (@) univali.br

menciones legales