español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Os Pesquisadores Populares de Fortaleza e suas trajetórias de luta

A história de Maria Sandra de Souza

Abelardo COELHO

06 / 1996

Maria Sandra de Souza, costureira e agente de saúde, é uma líder comunitária da Comunidade da Terra Prometida, localizada no bairro do Pirambu, há 10 Km do centro de Fortaleza, Brasil. Iniciou sua trajetória no Movimento Popular dando aulas de catequese e trabalhando com o grupo de mães junto à Igreja nas Comunidades Eclesiais de Base - CEB’s. A partir da necessidade de ter sua moradia, juntou-se a outras pessoas para conquistar esse direito, através da ocupação em um terreno, hoje, chamado de Terra Prometida e da resistência às tentativas de despejo, apesar da desistência de algumas pessoas no meio do caminho.

Sempre acreditando na força da luta e no coletivo, tornou-se presidenta da Associação dos Moradores da Ocupação da Terra Prometida e percebeu a necessidade de aprender mais, de trocar experiências com outros segmentos da sociedade objetivando o crescimento dessa luta como fator de melhoria de vida de sua comunidade.

Foi assim que se inscreveu no Curso de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular executado pelo Cearah Periferia, ong local, com o intuito de adquirir conhecimentos para a elaboração de projetos, para as técnicas de resgate da história da comunidade através da pesquisa popular e também para conhecer os conflitos urbanos de sua cidade por meios de mapas, oficinas, visitas e debates sobre a realidade local.

Para ela, o Curso proporcionou uma interação maior com a comunidade pois aprendeu a dialogar com os companheiros amadurecendo a capacidade de conviver com as divergências através da solidariedade, como também, a elaborar projetos para a melhoria de vida de seu bairro.

Na pesquisa de resgate da história e das lutas, ela sentiu que foi um momento de aproximação de algumas lideranças dentro da comunidade que estavam em conflito sobretudo no momento da devolução desse trabalho quando todos relembraram suas lutas observando que nada tinha sido esquecido e que registrar a história é tão importante quanto a luta por moradia.

Além disso, o Curso proporcionou uma troca de experiências com outros bairros em relação a outras lutas o que gerou uma vasta experiência na conquista dos direitos adquiridos por outros companheiros, somando assim outras idéias para minimizar as péssimas condições de vida. Cabe salientar também, que para ela, houve o aprendizado de como conviver com as divergências, a ter mais solidariedade com os outros.

Hoje, seu projeto é sobre geração de emprego e renda, dentro da comunidade, através do trabalho das mães que já sabem costurar para formarem um grupo de confeccionistas e de capacitação para outras mulheres que ainda não conhecem o ofício. Para isso, são feitas visitas a outros bairros onde já existem essas experiências para assimilar melhor os encaminhamentos para se chegar a esse objetivo.

Palabras claves

Brasil, Fortaleza

Comentarios

A capacitação como recurso principal para a melhoria das condições de vida é o maior desafio dentro das organizações sociais que permeiam o universo das lutas dentro das cidades.

A sensibilização das comunidades diante dessa importância do resgate da história de seus bairros reforça mais ainda, a idéia do coletivo nas conquistas dos direitos. A luta dessas comunidades por melhores condições de vida gera um crescimento das demandas ao poder público tranformando as políticas públicas mais justas e direcionadas ao público mais desfavorecido da cidade.

Notas

Esta ficha foi realizada através de questionário avaliativo da Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Populardo Cearah Periferia

Entrevista com DE SOUSA, Maria Sandra

Fuente

Entrevista

CEARAH PERIFERIA

CEARAH PERIFERIA (Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos) - Rua Carlos Vasconcelos, 1339, Aldeota CEP: 60115-170 Fortaleza-CE-BRASIL - Tel: + 55 0(xx)85 3261.2607 - Fax: + 55 0(xx)85 3261.8754 - Brasil - www.cearahperiferia.org.br - cearahperiferia (@) cearahperiferia.org.br

menciones legales