español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Articulaçao De Creches Comunitarias De Sao Gonçalo -3-

Propostas Prioritarias De Luta E Trabalho

Hermila FIGUEIREDO

05 / 1996

1. ASSEGURAR O DIREITO A EDUCACAO

-Conhecer a situacao atual do atendimento educacional as criancas de 0 a 6 anos atraves de uma pesquisa que envolva universidades e ONGs. A pesquisa tera os objetivos de fazer o levantamento das creches e pre-escolas do municipio e de conhecer o perfil do atendimento quanto a: numero de criancas atendidas; numero de professores/educadores comunitarios e nivel de escolaridade; condicoes materiais dos equipamentos; relacao adulto/crianca; condicoes salariais; fontes de recursos/instituicoes mantenedoras; propostas pedagogicas e politicas de capacitacao; formas de gestao/participacao popular.

-Assegurar a continuidade das creches ja existentes, buscando qualidade no atendimento.

-Reivindicar aos poderes publicos e a sociedade em geral a ampliacao do atendimento, de forma a, progressivamente, assegurar um processo de democratizacao que possibilite, a todas as criancas, acesso a creches e pre-escolas publicas de qualidade.

2. ESTREITAR AS RELACOES ENTRE ESCOLA, FAMILIAS E COMUNIDADE VISANDO AUMENTAR A PARTICIPACAO E O PODER DE REIVINDICACAO E A CONSTRUCAO DE UMA PEDAGOGIA COMPROMETIDA COM AS CLASSES POPULARES.

- Realizar, nas creches e/ou em outros espacos, encontros que aproximem educadores, familias e comunidades: festas, mutiroes, jogos, enfim, atividades que favorecam a uniao, o dialogo, a critica construtiva, a construcao de relacoes solidarias e cooperativas.

- Realizar, em cada uma das creches, encontros que tenham o objetivo de articular pessoas, grupos e instituicoes da comunidade local em torno da formulacao de um projeto de luta e trabalho em defesa dos direitos da crianca e do adolescente.

- Criar um veiculo de comunicacao do movimento de creches com a sociedade de S. Goncalo.

3. ASSEGURAR CARATER EDUCATIVO-PEDAGOGICO AS ESCOLAS

- Assegurar um compromisso cotidiano dos educadores com a qualidade dos servicos prestados as criancas, atraves de atividades de formacao e de avaliacao e planejamento permanentes do trabalho educativo-pedagogico. Intensificar as trocas de experiencia entre as creches.@ - Formular um projeto de formacao de cidadaos-educadores e buscar o compromisso e a parceria das universidades e das ONGs.

- Buscar o apoio de parlamentares e o compromisso dos governos municipal e estadual com a formacao regular de 2 grau dos educadores comunitarios em escolas da rede publica.

- Participar ativamente do Forum Popular e do Conselho Municipal de Direitos da Crianca e do Adolescente (CMDCA)

4. ASSEGURAR A CONTINUIDADE E A QUALIDADE DOS SERVICOS PRESTADOS PELAS CRECHES COMUNITARIAS A POPULACAO DE SAO GONCALO.

- Agilizar a concessao, pelo poder publico, de titulo de utilidade publica, visando isencao de taxas e impostos.

- Lutar, junto a Prefeitura Municipal, a Legiao Brasileira de Assistencia (LBA), a Fundacao Estadual do Menor (FEEM)e a Organizacao Mundial de Educacao Pre-escolar (OMEP)pela continuidade dos convenios, regularidade no repasse de recursos, revisao das normas que regem estes convenios e dos valores da "per capta" (no sentido de que inclua recursos para remuneracao e formacao de educadores).

- Buscar o apoio da sociedade, em especial de grandes e medios empresarios, para a manutencao e melhoria dos predios, para a aquisicao de equipamentos permanentes, material pedagogico e brinquedos.

- Estreitar as relacoes com os comites da Acao da Cidadania, visando a solucao de necessidades emergenciais.

- Elaborar projetos a serem enviados a Fundacoes, empresarios e instituicoes beneficentes, instituicoes bancarias e agencias nacionais e internacionais de financiamento a iniciativas comunitarias.

Palabras claves

derecho a la educación, niño, educador


, Brasil, Rio de Janeiro, São Gonçalo

Notas

Resultados do 1. Encontro Municipal em Defesa das Criancas Pequenas

Fuente

Relato de experiencia

TIRIBA, Lea

PACS (Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul) - Av. Rio Branco, 277, sala 1609 – Centro – Rio de Janeiro - RJ - BRESIL - CEP: 20.040-009 - Fone/fax: (21) 2210-2124 - Brasil - www.pacs.org.br - pacs (@) pacs.org.br

menciones legales