español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Capuchinhas de Montemuro - 2

Funcionamento da iniciativa

Alessio SURIAN

07 / 1993

Trata-se de uma micro empresa artesanal de 9 mulheres de confecção de roupa e artigos de texti-lar inspirados nas tradições. Produzem elas próprias as tecelagens de lã, linho e algodão (sendo o fio de lã e de linho em parte produzido na região). A roupa produzida está essencialmente vocacionada para um publico feminino citadino, de niveis de rendimento médios.

A programação do trabalho e concepção de novas peças é feita em conjunto. Dentro da sua profissão de um modo geral cada mulher executa integralmente as peças. Desde o inicio o sistema de remuneração é o pagamento de acordo com as peças produzidas por cada pessoa, estando fixado o valor para cada tipo de peça. Em 1992 em resultado dum aumento consideravel na qualificação profissional de cada uma e da comercialização a remuneração de cada mulher foi entre 40 e 50 contos por mês, valor idêntico ao salário minimo nacional. As contas são feitas todos os meses e analizadas, bem como no final do ano são as jovens que se encarregam disso, fazendo reuniões de informação e discussão com todas as mulheres.

A divulgação dos produtos faz-se de boca a boca, ou através da participação em feiras de artesanato e na Rede de Comercialização no Porto (promovida pela Commissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres - CIDM/ e pela cooperativa SEIES). Desde o inicio toda a comercialização é assegurada pelas mulheres jovens. Uma parte da produção é exportada para Suécia através da IM Sueco. A evolução do volume de vendas tem sido gradual mas constante. A titulo indicativo: de 280 contos em 1987 para 1.800 contos em 1990; 3.270 contos em 1991 e 7.300 contos em 1992. A evolução das despesas tem sido menos acentuada: 260 contos em 1987 para 4.870 milhões escudos em 1992.

Inserção no meio

As Capuchinhas de Montemuro são bem aceites nas duas aldeias. A cooperativa têm uma boa percepção intuitiva e pragmática das lógicas institucionais dos organismos de apoio. esta capacidade tem-lhes permitido gerir apoios de diversos organismos públicos e privados, portugueses, americanos, suecos. Estes apoios, apesar da sua diversidade, mostraram-se adequados porque fizeram um esforço de articulação e de respeitar a autonomia do grupo de mulheres.

Palabras claves

artesanía, empresa, mujer, financiamiento


, Portugal, Lamego

Fuente

Otro

SEIES=SOCIEDADE DE ESTUDOS E INTERVENÇAO EM ENGENHARIA SOCIALE, 1993 (PORTUGAL)

IRED NORD (Innovations et Réseaux pour le Développement) - Via Tacito 10. 00193 ROMA. ITALIA. Tel (19)39 6 320 78 49. Fax (19)39 6 320 81 55. E-mail irednord@geo2.poptel.org.uk - www.ired.org

menciones legales