español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

ABVP realiza oficina basica de video em Itajai-SC

(ABVP ouvre un atelier video à Itajai-SC)

Marcio VIEIRA DE SOUZA

11 / 1993

A Associacao Brasileira de Video Popular (ABVP), que e a mais antiga associacao de video da America Latina (fundada em 1984), vem realizando cursos e oficinas de formacao com apoio da Fundacao MacArtur.

A ABVP e dividida de acordo com as regioes geograficas do pais (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste, Sul). A regional sul realizou durante os dias 09 e 10 de outubro de 1993 mais uma oficina basica de video. Esta oficina realizou-se na cidade portuaria de Itajai no estado de Santa Catarina e contou com o apoio da Universidade do Vale do Itajai-UNIVALE. A Oficina fez parte das atividades de extensao da Semana do Curso de Jornalismo e tambem teve o apoio da Associacao dos Jornalistas Academicos-AJA.

Esta e a 7ª oficina realizada pela ABVP de Santa Catarina com apoio do projeto MacArtur e em parceria com entidades e movimentos sociais do estado. Participaram desta oficina 15 pessoas da regiao do Vale do Itajai.

Estas oficinas basicas promovidas em Santa Catarina pela ABVP contam com o apoio da equipe tecnica da ONG (Organizacao Nao Governamental)Dialogo-Cultura e Comunicacao. As oficinas discutem elementos de tecnicas basicas de filmagem como iluminacao, enquadramento e roteiro, alem de metodologia de uso do video e linguagem.

Mots-clés

association, vidéo, communication, audiovisuel


, Brésil, Santa Catarina, Itajaí

Commentaire

Com a realizacao desta oficina, a ABVP de Santa Catarina deu mais um passo de sua estrategia de consolidacao no interior do estado, ampliando suas relacoes com entidades da sociedade civil, com universidades e entidades sem fins lucrativos.

A avaliacao dos presentes, apos o curso e a apresentacao dos dois videos realizados durante a oficina, foi de que a atividade superou as expectativas iniciais dos participantes. O grupo participante esta se propondo a organizar junto com a AJA e a UNIVALE um segundo curso de aprofundamento em roteiro e tecnicas de gravacao.

Notes

Durante a Semana de Jornalismo da UNIVALE, a ABVP tambem participou , representada pela diretora da regional sul Cristiana Tramonte e pelo Coordenador estadual Marcio Vieira de Souza, de um debate sobre "Video Alternativo e mercado" O Debate aconteceu no dia 9 de outubro e contou com mais de 300 pessoas.

Source

Compte rendu de colloque, conférence, séminaire,…

SOUZA, Marcio Vieira de, DIALOGO-CULTURA E COMUNICACAO (BRAZIL)

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brésil - mvsouza (@) univali.br

mentions légales