español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

O Desafio de avançar na diversidade

Uma avaliacao do encontro DPH de Paris -1994-

(Le défi d’avancer ensemble dans la diversité Une évaluation de la rencontre DPH de Paris 1994)

Marcio VIEIRA DE SOUZA

04 / 1994

O encontro da rede DPH realizado em Paris, durante os dias 14 a 24 de marco de 1994, refletiu a meu ver, a diversidade do conjunto de membros da rede DPH- Dialogos e Documentos para o Progresso da Humanidade. Essa diversidade, po r um lado contribuiu para que a troca de experiencias fosse muito enriquecedora,e por outro, limitou a participacao e avanco tecnico do trabalho. Comparando com outros encontros da rede do qual participei, posso dizer que esse foi o encontro que mais avancou em questoes concretas.

A questao da diversidade, da pluralidade (interesses diferentes,culturas diferentes, linguas diferentes, formacao tecnica diferenciada)sera o grande desafio da rede a nivel mundial. Teremos sempre que tentar superar as diferencas a nivel comunicativo, linguistico e cultural, tentando encontrar uma linguagem comum. Talvez o desafio maior, sera encontrar essa linguagem ou essas linguagens sem homogenizar e hegemonizar o outro. Quanto mais o DPH crescer e ampliar os seus parceiros a nivel mundial, maior sera esse desafio.

A metodologia do encontro teve limitacoes, porem foi visivel a preocupacao e o esforco dos organizadores com a preparacao e a dinamica das diversas reuniooes. Comparando com outros encontros, nota-se um amadurecimento dos participantes na busca de uma metodologia participativa. Talvez, para alguns de nos da America Latina, onde essa questao e quase uma obcessao, a metodologia tenha deixado a desejar, porem acredito que estamos avancando bastante nessa questao no DPH. E mais facil trabalhar com uma metodologia participativa com um grupo local ou nacional(mais homogeneo)do que com um grupo diverso e Heterogeneo.

Acredito que o avanco e amadurecimento de todos na questao metodologica esta ocorrendo, porque dialeticamente, apesar da nossa diversidade, estamos criando uma identidade comum: A Rede DPH. O fato de nos encontrarmos e de trabalharmos em algo juntos, esta fazendo com que nos tornemos uma verdadeira rede, com identidade propria (linguagem propria, problemas comuns, mesmos desafios, etc..).Temos muito para avancar, mas acho que estamos no caminho certo.

Mots-clés

France

Commentaire

O encontro de Paris foi muito proveitoso. A limitacao de tempo sempre vai existir, pois os temas que discutimos sao inesgotaveis.Pessoalmente gostei muito de participar das oficinas de comunicacao e do thesauros. Na primeira oficina, como um parceiro interessado em contribuir com o tema e na segunda com um participante que aprende e se interessa em compreender para desmistificar.A proposta de descentralizacao da base e um avanco importante para a continuacao e ampliacao da rede dph e ela so sera possivel com a participacao de todos no processo de construcao da rede.

Source

Compte rendu de colloque, conférence, séminaire,…

SOUZA, Marcio Vieira de, DIALOGO-CULTURA E COMUNICACAO

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brésil - mvsouza (@) univali.br

mentions légales