español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Fichas DPH e a Associaçao DIALOGO

Uma experiencia viva oriunda da pratica social

(Dialogo et les fiches DPH Une expérience vivante, orientée vers la pratique sociale)

Cristiana TRAMONTE

04 / 1994

O programa DPH - Dialogos e Documentos para o Progresso do Homem , coordenado pela Fundaçao para o Progresso do Homem e RITIMO objetiva, atraves do programa ISIS da UNESCO, criar um banco de dados que articule uma rede que se organize em torno do objetivo comum de sistematizar informacoes que sirvam a açao-reflexao dos grupos envolvidos. Um dos grupos participantes desta rede e DIALOGO - Cultura e Comunicaçao, com sede em Florianopolis, estado de Santa Catarina, Brasil. Produtor de fichas, a experiencia de DIALOGO nao se resume a producao ; o objetivo e fazer das fichas instrumentos vivos de registro escrito da memoria dos movimentos sociais populares . A seguir, uma relaçao de fichas produzidas por DIALOGO e uma descriçao breve de como foram utilizadas.

"Curso de Comunicaçao e Expressao Oral para Mulheres Agricultoras" publicada en dois periodicos: Boletim de Video Popular (Brasil)e Videocombo (Colombia), ambos lidos por produtores de video popular dos respectivos paises.

"Queremos terra e Educaçao! Universitarios e agricultores constroem juntos" publicada no jornal da Associaçao dos Professores da Universidade de Santa Catarina. Serviu tambem como justificativa para a continuidade de um projeto de Oficinas Pedagogicas para ser desenvolvido com trabalhadores rurais que atuam como professores em assentamentos de trabalhadores sem-terra.

"Conversas com Otacilio- um intelectual operario" - A ficha serviu como registro da historia e da luta deste operario militante de lutas sindicais. Ate ai nada havia sido escrito sobre sua importante historia de vida.

"Antonia Ribeiro Rodrigues- vida e luta sindical de uma mulher agricultora"- esta ficha foi publicada num boletim para agricultores de Santa Catarina e serviu de material de debate entre mulheres agricultoras da regiao, além de fortalecer a gestao da agricultora no sindicato e valorizar a participacao social da mulher trabalhadora.

"Com a faca e o queijo na mao - comunicando o fazer e o pensar coletivos da educaçao popular" - parte desta ficha e resultado de um curso de jornalismo popular com grupos de base. Divulga o crescimento , a partir do curso, do conhecimento dos comunicadores populares participantes.

"Villa El Salvador: autogestao, modernidade e identidade latino americana" e "Liçoes de esperteza e organizaçao: a televisao comunitaria de Sicuani quer comunicar-se com o mundo" - publicadas no boletim "Video Popular",da Associaçao Brasileira de Vídeo Popular divulgou duas importantes experiencias de comunicaçao popular peruanas para os comunicadores populares brasileiros.

"Cidadania e direito: a luta das crianças de rua no Brasil", "Maturidade e senso de justiça" e "O Movimento de Meninas e Meninos de Rua de SC e a luta pelo estatuto da criança" utilizadas pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua em grupos de reflexao sobre sua realidade de vida.

"Regional Sul da ABVP realiza Encontro Catarinense" e "IV Encontro Latino Americano de Video"- publicadas no boletim Video Popular, da Associaçao Brasileira de Vídeo Popular.

"Os trabalhadores sem terra na luta pela terra e pelo direito a comunicaçao"- resultado de um curso de jornalismo popular junto a trabalhadores sem terra, divulgou a experiencia de agricultores frente ao desafio da comunicacao. "Des paysans cineastes"- publicada na revista CIEDEL "Comuniquer pour exister",divulgou experiencia de video popular participativo. "Vozes Comunitarias da periferia de Bogota", "Para que a gente aprenda a ser lutador de rua", "Somos rede de radio comunitaria", "A agua e minha vida", "A palavra faz a festa", "o senhor devia ser professor" ,"As Raizes magicas do futuro" ,"resistencia e organizaçao em Ciudad Bolivar"- serviram de base para o diario de viagem" A pedra e o cristal: a realidade colombiana" de nossa autoria. Este diario foi enviado a varios grupos comunitarios e organizacoes nao-governamentais do Brasil a fim de divulgar as experiencias de organizacao e comunicacao popular colombianas.

Mots-clés

banque de données


, Brésil, Santa Catarina

Commentaire

A rede DPH , cujo elo central e o programa de banco de dados DPH, nao deve limitar sua atuaçao ao registro biliografico de materiais ja publicados. Uma de suas riquezas pode ser o fato de alimentar-se com as experiencias vivas dos atores sociais colocados a margem, cuja importancia , experiencia e historia social nao ereconhecida pelos meios de divulgaçao tradicionais.

Source

Autre

TRAMONTE, Cristiana, DIALOGO-CULTURA E COMUNICACAO

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brésil - mvsouza (@) univali.br

mentions légales