español   français   english   português

dph participe la coredem
fr.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

A articulaçao da Rede DIALOGO e Universidades locais

Uma forma de apoio e sustentaçao regional para o DPH

(Articulation du réseau Dialogo avec les Universités locales: une forme d’appui et de soutenabilité régional pour Dph)

Marcio VIEIRA DE SOUZA

04 / 1995

Em Santa Catarina, Brasil, a Associaçao DIALOGO - Cultura e Comunicaçao tem conseguido sensibilizar e articular duas universidades regionais: a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)e a Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI)para o apoio ao projeto da Rede DPH (Dialogos e Documentos para o Progresso do Homem)e para a Rede Vozes do silencio - Comunicaçao pela base.

Inicialmente o trabalho om a UFSC começou com a sensibilizaçao de alguns professores e pesquisadores apresentando o projeto DPH com um programa de cunho social, mostrando as suas possibilidades e perspectivas como um trabalho de pesquisa e extensao junto a sociedade local. A partir da sensibilizaçao e da aliança com professores que trabalham na Universidade, se constituiu um grupo interdisciplinar de diversas areas interessados no programa: informatica, biblioteconomia, sociologia e educacao. Essse trabalho inicial aconteceu de modo informal, sendo que estes professores se tornaram colaboradores da Red DIALOGO e passaram a contribuir com o programa DPH na regiao. Depois de o grupo estar consolidado (processo que levou um ano para amadurecer)foi elaborado um projeto de convenio com a Universidade, para institucionalizarmos a relaçao. Atraves deste convenio abrimos a possibilidade de que estes professores, bem como alunos da Universidade, pudessem integrar o DIALOGO na relacao com DPH, dedicando cargas horarias de seu plano de trabalho, definidas como extensao junto ao projeto que desenvolvemos com os movimentos sociais. Este projeto tem a coordenaçao geral de Cristiana Tramonte e Marcio Vieira de Souza, do DIALOGO.

Atualmente o Nucleo do DIALOGO na Universidade tem contribuido com o apoio atraves de e.mail (correio eletronico)cedido ao DIALOGO como uma conta gratuita junto a rede Internet e Bitnet no Nucleo de Processamento de dados da UFSC. No departamento de informatica o professor Jose Eduardo de Lucca, integrante do DIALOGO, assessora a parte tecnica dei computaçao, administrando a conferencia eletronica que criamos para a Rede Vozes do Silencio-America Latina, prestando servicos de infra-estrutura e manutençao. Tambem integrante do DIALOGO e professora da Biblioteconomia, Ursula Blatmann, especialista em Cds-Isis da UNESCO, tem colaborado junto ao programa. Idem com o professor Marcilio Dias, do Departamento de Sociologia, componente do DIALOGO que colabora no trabalho interdisciplinar, com reflexoes sobe o surgimento das redes informatizadas tema que vem estudando. Alem destes, alunos bolsistas tem colaborado com a Red DIALOGO.

DIALOGO tambem democratiza informaçoes e divulga materiais (publicaçoes e fichas)do DPH e FPH junto a comunidade universitaria, alem de integrar seu trabalho junto aos grupos comunitarios e movimentos sociais com o trabalho de extensao universitaria. As universidades tem sido integradas a nivel local (visitas, reunioes)nos intercambios que temos realizado com entidades (ONGs)e outros parceiros do DPH.

Na UNIVALI, importante universidade do interior do Estado de Santa Catarina, o processo foi um pouco diferente. Alguns membros do DIALOGO, professores da FACOART (Faculdade de Comunicacao e Artes), entre eles, Marcio Vieira de Souza, foram convidados a coordenar o Nucleo de Pesquisas e extensao da faculdade. A partir disso foi elaborado um projeto de pesquisa e um convenio entre a Rede DIALOGO e a FACOART que consiste na implementacao do Banco de Dados DPH junto ao curso de comunicacao, divulgando sua metodologia junto a comunidade do Vale do Itajai. Assim o Nucleo de Pesquisa vai participar da Rede DIALOGO e na conferencia eletronica da Rede Vozes do Silencio -Comunicaçao pela Base. Para isso a UNIVALI esta contratando dois alunos bolsistas que serao acompanhados pelo DIALOGO e serao formados na metodologia do DPH.

Estes bolsistas terao como tarefa ajudar a alimentar a conferencia eletronica Vozes-Inf.UFSC.BR com informaçoes sobre Comunicaçao e Democracia, alem de desenvolver uma base local de fichas DPH que farao parte do acervo da Rede DIALOGO. A medio prazo esta planejado a produçao de um jornal eletronico que sera produzido pelo Nucleo da FACOART e divulgado na Conferencia da Rede Vozes do Silencio - Comunicaçao pela Base.

Mots-clés

ONG, université


, Brésil, Florianópolis, Estado de Santa Catarina

Commentaire

Estes convenios entre DIALOGO e Universidades e uma aliança a nivel local que envolve apoio e recursos humanos (colaboracao de professores e alunos)e equipamentos (computadores, linha da Internet, etc.)de forma indireta. Em nenhum momento sao repassadas verbas das Universidades para a Rede DIALOGO. A conjuntura nacional esta ajudando a Red DIALOGO na sensibilizacao das Universidades para com o programa DPH.

Hoje no Brasil tem se intensificado a discussao da importancia do uso das novas tecnologias de informatica para o desenvolvimento do pais. Por coincidencia a UFSC tem sido uma das universidades federais que mais tem investido nesta area. A UNIVALI esta tambem priorizando a instalaçao de sua rede local da Internet. A Red DIALOGO aproveitou o momento conjuntural e sensibilizou aliados importantes dentro destas instituiçoes mostrando a relevancia de projetos da rede DPH e suas possibilidades futuras.

Source

Texte original

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brésil - mvsouza (@) univali.br

contact plan du site mentions légales