español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Aliança por um mundo responsavel, afetivo, alegre e solidario

Reflexao sobre a apropriaçao da filosofia e os principios da Alianaca por um Mundo Responsavel e Solidario no curso de formaçao de professores de educaçao infantil na PUC/Rio de Janeiro

(Alliance pour un Monde Responsable, "tendre", "heureux" et Solidaire Réflexion sur l’appropriation de la philosophie et des principes de l’Alliance pour un Monde Responsable et Solidaire dans un cours de formation d’institutrices à Rio de Janeiro)

Lea TIRIBA

04 / 1996

Uma experiencia inedita para nos foi de trabalhar o texto da Aliança entre os alunos de um Curso de Especializaçao em Educaçao Infantil, oferecido pela Pontificia Universidade Catolica.

O texto da Aliança era parte de um conjunto de artigos e livros que compunham a unidade tematica "Enfrentando os desafios atuais da Humanidade", e que serviram de suporte teorico para que pudessemos, alunos e professora, criar estrategias de açao que busquem, no cotidiano das creches e pre-escolas, subverter a logica da acumulaçao, do desperdicio, da massificaçao.

As criancas que hoje frequentam estas instituicoes sao os cidadaos do terceiro milenio. Sao elas as pessoas de quem a humanidade precisa para ajuda-la a sair das crises em que esta mergulhada e avancar no sentido de um equilibrio ecosofico, equilibrio este definido pela inter-relaçao e interdependencia de tres ecologias: uma ecologia mental, relativa as relaçoes do individuo consigo mesmo; uma ecologia social, referente as relaçoes dos seres humanos e das sociedades entre si e uma ecologia ambiental, relativa as relaçoes dos seres humanos com o meio ambiente. E fundamental que as escolas de educaçao infantil preparem-se, cada vez mais, para educar pessoas atentas ao desenvolvimento desta ecosofia. A velocidade e a globalidade das transformaçoes tecnico-cientificas nos obrigam, como educadores que somos, nao apenas a compreender estes processos, mas tambem a reconstruir nossas concepçoes de educaçao e de escola e, em funçao das novas concepcoes, recriar nossos projetos educativos e transformar as relacoes entre os seus profissionais.

Para a maioria das dezenove alunas do curso, a leitura do texto da Aliança provocou impacto: sentimentos de impotencia, de rejeiçao a efemeridade da vida. Pela primeira vez eram convidadas a pensar sobre o futuro do planeta e a identificarem-se enquanto especie; a perceberem-se como educadoras co-responsaveis pelos destinos da humanidade e a olhar as criancas e a si proprias como membros temporarios desta humanidade; e portanto a repensarem suas concepçoes de vida e morte, de sociedade, de educaçao e de escola.

Diante desta nova "visao", era necessario construir concepçoes e praticas educativas capazes de imprimir novos sentidos a existencia, de nos orientar em nossas vidas pessoal e profissional. Para que estas novas concepçoes se consubstanciassem em açoes comprometidas com o futuro do Planeta, sugerimos a criaçao de estrategias de trabalho cotidiano, a partir dos principios expressos na Plataforma. Nosso objetivo foi o de que os ideais de um mundo responsavel, alegre, afetivo e solidario pudessem se expressar, no dia-a-dia das instituiçoes de educaçao infantil, atraves de praticas educativas concretas.

Mots-clés

avenir de la planète


, Brésil, Rio de Janeiro

Commentaire

Em pequenos grupos, e depois no coletivo, definimos algumas atividades e posturas coerentes com cada um dos principios expressos na Alianca: principios de salvaguarda, humanidade, responsabilidade, moderacao, prudencia, diversidade e cidadania. Em relacao ao principio de moderacao, por exemplo,refletimos sobre a quantidade de materiais didaticos que sao usados e desperdicados nas creches e pre-escolas, em especial as que atendem a criancas de classe media alta. E nos comprometemos, em funcao da necessidade de reducao de consumo e reutilizacao de materiais industrializados, a discutir a questao com diretores e familias das criancas e a repensar e reestruturar nosso planejamento de trabalho.

Em relacao aos principios de Humanidade, Diversidade e Cidadani a, nos propusemos a refletir e reagir frente a atitudes/posturas preconceituosas que no dia-a-dia escolar desqualificam criancas ou adultos por sua condicao de classe, genero, etnia, religiao ou cultura.

Source

Texte original

PACS (Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul) - Av. Rio Branco, 277, sala 1609 – Centro – Rio de Janeiro - RJ - BRESIL - CEP: 20.040-009 - Fone/fax: (21) 2210-2124 - Brésil - www.pacs.org.br - pacs (@) pacs.org.br

mentions légales