español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Encontro DIALOGO e l’AMI

Uma troca de experiencias sobre a rede DPH, informatica e comunicaçao popular

(Rencontre Dialogo-"l’Ami" Un échange d’expériences sur le réseau Dph, l’informatique et la communication populaire)

Cristiana TRAMONTE

01 / 1995

Ocorreu, de 11 a 14 de dezembro de 1994, em Florianopolis, Santa Catarina, Brasil, um encontro de intercambio de experiencias e planejamento de trabalho entre equipes que participam do programa DPH - Dialogos e Documentos para o Progresso do Homem : Cristiana Tramonte e Marcio Vieira de Souza, de DIALOGO - CULTURA E COMUNICACAO (Santa Catarina, Brasil),Ana Larregle, Ana Teti e Andre Crisan, de L’AMI (Paris, Franca).A programacao teve como objetivo aprofundar e discutir atividades futuras e possibilidades de trabalho junto ao programa DPH ,especificamente a Rede Vozes do Silencio- Comunicacao pela Base e aproximar as duas ONG’s: DIALOGO e L’AMI. A programacao constou das seguintes atividades: Dia 11, contato e troca de experiencias com a ASA - Acao Social Arquidiocesana que realizava neste dia seu VII Encontro Estadual de Atividades Desportivas com Comunidades de Periferia. Esta atividade ficou restrita ao contato com as liderancas da ASA,devido ao atraso do voo em que chegaram os representantes da L’AMI. Pela noite, reuniao geral com diretores e colaboradores de DIALOGO - CULTURA E COMUNICACAO para apresentacao dos trabalhos da entidade e dos representantes da L’AMI e planejamento dos dias seguintes. Nesta reuniao estiveram presentes: Celio Moraes, do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Vania Parreira, da Associacao Brasileira de Video Popular, Jorge Rubinei Vaz, educador popular que atua na Escola de Samba Consulado ,Jose Eduardo de Lucca, professor universitario da area de Informatica ,Juan, estagiario de DIALOGO, Cristiana Tramonte e Marcio Vieira de Souza, de DIALOGO , Ana Larregle, Ana Teti e Andre Crisan de L’AMI. Foram apresentados os trabalhos que cada grupo desenvolve, inclusive em parceria com DIALOGO e a atuacao de L’AMI .DIALOGO propos tambem que o tema da discussao levasse em conta o aprofundamento do Encontro latino americano da Rede Vozes do Silenzio, a realizar-se em finais de 1995, inicio de 1996, em Florianopolis, Brasil.

No dia 12, a programacao teve inicio com uma reuniao no Centro de Informatica Popular. Os monitores explicaram os objetivos e o, funcionamentodo Centro. O Centro de Informatica Popular tem como objetivo facilitar e promover o acesso de grupos de base a informatica. Para isso desenvolve programas de formacao em correio eletronico, acesso a Banco de Dados, etc. A originalidade de seu trabalho e privilegiar a participacao de grupos comunitarios que nao tem acesso a novas tecnologias.Depois desta reuniao, as equipes de L’AMI e DIALOGO dirigiram-se ao local onde estao concentradas tres ONG’s: videoteca popular DIALOGO/CECA, CECA- Centro de Capacitacao e Assessoria e NEN; Nucleo de EStudos Negros, que atua na luta contra a violencia, o racismo , pelo direito a organizacao e participacao e resgate da cultura afro-brasileira. A videoteca popular DIALOGO/CECA reune cerca de 100 titulos de video que tratem de temas relacionados a problematicas dos movimentos sociais: cidadania, ecologia, mulheres, negros, educacao popular, movimento sindical, comunicacao popular e outros. O emprestimo das fitas e feito mediante preco simbolico e a divulgacao privilegia principalmente grupos de base. Nesta reuniao discutiu-se alguns trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelas entidades em parceria: o projeto de diagnostico socio-ambiental, coordenado pelo CECA, cuja producao do video esta a cargo de DIALOGO e a atuacao juridica em casos de meio ambiente, para o que L’AMI transmitiu suas experiencias. .Discutiu-se tambem a questao de meio ambiente em Florianopolis e questoes especificas enfrentadas pelas ONGs: busca de financiamento, autonomia, etc.

Na continuidade da programacao, houve uma sessao de trabalho na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina que contou com professores colaboradores de DIALOGO, de diversos departamentos: Ursula (Biblioteconomia), Jose Eduardo de Lucca(Informatica)alem de Ana Larregle, Ana Teti e Andre Crisan(L’AMI),Cristiana Tramonte, Marcio Vieira de Souza (DIALOGO)e o apoio de Juan, estagiario. Nesta sessao de trabalho Andre Crisan(L’AMI)apresentou as experiencias e proposicoes de L’AMI em relacao ao logiciel: formas de acesso facilitado ao thesaurus, maior interatividade,etc. DIALOGO tambem apresentou o funcionamento da conferencia eletronica da Rede Vozes do Silencio, que tem como prioridade articular grupos de comunicacao e cultura popular da America Latina, na construcao de uma rede tematica do programa DPH, visando divulgar o Banco de Dados DPH.

Ao final, uma reuniao de L’AMi e DIALOGO- CULTURA E COMUNICACAO para aprofundar algumas questoes e discutir metodologia de trabalho com o programa DPH: para isso assistiu-se ao video produzido por DIALOGO em conjunto com o MOvimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra de Santa Catarina, as fichas DPH que se originaram a partir do video e os usos sociais que vem sendo feito delas junto aos agricultores e estudantes. Tambem se avaliou conjuntamente o encontro e discutiu-se a continuidade das articulacoes.

Mots-clés

banque de données


, Brésil, Santa Catarina

Commentaire

Apesar da limitacao de tempo, o encontro representou um passo adiante na consolidacao do programa DPH junto ao DIALOGO, L’AMI e seus parceiros, bem como na construcao da Rede Vozes do Silenzio na America Latina. A presenca dos participantes do DPH e L’AMI oportunizou um momento de reflexao para DIALOGO e as entidades com as quais atua em parceria. Tambem o encontro propiciou o amadurecimento de propostas de DIALOGO para o encontro do programa DPH no Mexico: a realizacao da oficina "usos da informacao DPH" e uma reuniao dos parceiros DPH que participem da Rede Vozes do Silencio como : AMARC, VIDEAZIMUT, Ema Raikar e Guy Poitevin,FPH,DIALOGOe outros.

Source

Rapport ; Compte rendu de colloque, conférence, séminaire,…

TRAMONTE, Cristiana, DIALOGO CULTURA E COMUNICACAO (BRASIL)

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brésil - mvsouza (@) univali.br

mentions légales