español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Oficina DPH para o CEARAH PERIFERIA

Uma experiencia gratificante

Marcio VIEIRA DE SOUZA

10 / 1995

A Associacao DIALOGO- Cultura e Comunicacao recebeu em Santa Catarina, dois assessores da ONG Cearense CEARAH Periferia, com o objetivo de produzir uma oficina sobre o programa DPH-ISIS e a sua forma de utilizacao feita pela ONG Catarinense.

Apesar da longa distancia que separa os dois estados brasileiros (Ceara no Nordeste e Santa Catarina no Sul do pais), das diferencas culturais, o encontro de trabalho entre os membros da associacao DIALOGO com Lena Moreira e Abelardo Coelho foi de profunda identidade. A seriedade e compromisso revelados pelos assessores do CEARAH Periferia durante os varios dias de trabalho sobre o programa DPH, o interesse e a sensibilidade social reveladas ao conhecer os trabalhos com o movimento dos trabalhadores rurais sem terra, com as criancas marginalizadas e a preocupacao com o uso social do DPH, fez com que tivessemos um intercambio bastante produtivo.

A troca de experiencias dos representantes do CEARAH periferia com os jovens estudantes de jornalismo da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajai)enriqueceu nosso intercambio, pois Lena e Abelardo puderam conhecer o trabalho desenvolvido por DIALOGO junto ao nucleo de pesquisa e extensao daquela faculdade, alem de expor as inumeras experiencias de sua entidade com habitacao e comunicacao popular.

Os companheiros do Ceara tambem tiveram a oportunidade de participar do Encontro Catarinense para a HABITAT II, durante os dia 09 e 10 de outubro de 1995, além de visitar o CECA -Centro de Assessoria de Educacao e Cultura, um dos principais promotores do Encontro HABITAT II em Santa Catarina.

O curso de formacao DPH-ISIS realizado com os assessores do CEARAH foi uma experiencia muito gratificante, pois os parceiros do Nordeste voltaram para seu estado com plenas condicoes de implantar o programa e a base de dados DPH na sua regiao.Foi importante também a reuniao e a discussao sobre a rede Vozes do Silencio- Comunicacao pela Base, na America Latina, rede tematica da rede DPH (Dialogos para o Progresso da Humanidade), onde os companheiros do Ceara se comprometeram em apoiar o encontro latino-americano que sera realizado em Florianopolis no primeiro semestre de 1996.

Mots-clés

Brésil, Amérique Latine, Santa Catarina, Ceará

Commentaire

A avaliacao entre os participantes do encontro e do curso de formacao em DPH, realizado de 8 a 14 de outubro de 1995, foi de que ter seguido um planejamento pre-estabelecido, feito para o curso por DIALOGO, foi importante e produtivo. A troca de experiencias concretas e as visitas aos parceiros do DIALOGO (Mov.dos Sem Terra, CECA, Universidades:UNIVALI e UFSC, Mov.meninos de rua, etc.)tambem acrescentaram e ajudaram a vislumbrar formas de utilizacao social das fichas dph, bem como uma dinamica desta nova tecnologia pode ajudar na documentacao e na comunicacao dos trabalhos de educacao e comunicacao popular. Em correspondencia enviada ao DIALOGO, em 6 de novembro, Lena Moreira resume o espirito do encontro: "Gostaria de registrar a nossa satisfacao por ter vivenciado e participado de uma experiencia tao valorosa. Vale a pena ressaltar ainda a produtividade e objetividade com que foram conduzidos os trabalhos(..)Na mesma semana conseguimos instalar o banco de dados DPH(..)no CIDADES o nosso Centro de Documentacao".

Notes

Participaram por DIALOGO,na organizacao e curso de formacao, Cristiana Tramonte, Marcio Vieira de Souza e Ursula Blattmann, no apoio cultural Vania Parreira e pelo projeto de pesquisa e extencao da FACOART-UNIVALI Danielle H. Garcia e Jose I. Venera. Pelo CEARAH Periferia: Lena Moreira e Abelardo Coelho.

Source

Compte rendu de colloque, conférence, séminaire,…

VIEIRA DE SOUZA, Marcio, DIALOGO CULTURA E COMUNICACAO, 1995/10/28 (BRASIL)

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brésil - mvsouza (@) univali.br

mentions légales