español   français   english   português

dph participe la coredem
fr.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Os Pesquisadores Populares de Fortaleza e suas trajetórias de luta

A história de Mairton Bernardo Pinto

(Les chercheurs populaires de Fortaleza et leurs trajectoires de lutte L’histoire de Mairton Bernardo Pinto)

Abelardo COELHO

09 / 1996

Com a família e amigos participando do Movimento Popular na cidade de Fortaleza, Mairton Beranrdo Pinto, interessou-se em participar da fundação da UMJIR - União dos Moradores do Jardim Iracema, na periferia da cidade, com o objetivo de lutar pela melhoria do bairro.

Após várias dificuldades, até mesmo, de local para se reunir com as pessoas, ele e seus companheiros conseguiram, no início dos anos 80, uma sede própria para a entidade, como também, eleger uma direção.

Nessa época, a luta era caracterizada pelo confronto direto com o poder público, através de passeatas, choques com a polícia e até acampamentos defronte a sede dos governos.

Por participar da entidade de bairro e pelo interesse de aprendercomo conduzir uma pesquisa para reforçar sua atuação, resolveu se inscrever no Curso de Pesquisadores Populares, oferecido pelo Cearah Periferia no ano de 92. A oportunidade de conhecer melhor a cidade de Fortaleza, de trocar experiências com outros bairros foi muito importante para seu aprendizado. Mairton faz parte da área de Comunicação da UMJIR, na Rádio Comunitária onde pessoas são entrevistadas dentro do que foi aprendido no Curso.

A pesquisa de resgate histórico dos 10 anos de Fundação da UMJIR feita no bairro, foi uma ocasião de reencontros, "Foi muito bom. A gente montar um pouco esse quebra-cabeça que está muito solto ainda. Vimos pessoas que não víamos há muito tempo. Conhecer histórias que não conhecíamos. Os painéis estão ainda inacabados. A sistematização, as técnicas, tudo interessante".

Ap s o curso, Mairton se sensibilizou diante da descoberta de que as pessoas podem escrever sua história através de suas contribuições para ela, e que, através da primeira pesquisa, outras se seguiram para se levantar dados sobre a realidade do bairro.

Hoje, a UMJIR ainda precisa trabalhar a questão da manutenção, a formação das pessoas para que elas se engajem melhor nas lutas e criar um grupo para realizar um estudo de todo o bairro.

Mots-clés

lutte contre la pauvreté, recherche participative, mouvement social


, Brésil, Fortaleza

Commentaire

A formação como reforço da luta em uma comunidade é muito explícita no bairro do Jardim Iracema. Através da aprendizagem das técnicas de pesquisa, o pesquisador poular pode fazer um quadro da situação de seu bairro, perceber quais as questões mais urgentes a serem resolvidas e assim, poder propor melhor junto aos poderes públicos.

Notes

Entrevista com BRENARDO PINTO, Mairton

Source

Entretien

CEARAH PERIFERIA

CEARAH PERIFERIA (Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos) - Rua Carlos Vasconcelos, 1339, Aldeota CEP: 60115-170 Fortaleza-CE-BRASIL - Tel: + 55 0(xx)85 3261.2607 - Fax: + 55 0(xx)85 3261.8754 - Brésil - www.cearahperiferia.org.br - cearahperiferia (@) cearahperiferia.org.br

contact plan du site mentions légales