español   français   english   português

dph participe la coredem
fr.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Arte terapia na favela

A arte de prevenir e curar

(L’art-thérapie dans la favela L’art de prévenir et de guérir)

Adalberto BARRETO

12 / 1993

NO universo caôtico que é a favela, as crianças sâo aquelas que estâo menos equipadas para se protegerem das agressoes do meio em que vivem. A família que deveria ser este espaço de segurança e afetividade, a maioria das vezes é um espaço sufocante pelos conflitos violentes entre o casal, entre esse e os filhos, e entre os proprios filhos. Um espaço ocupado por um amante marido provisàrio, constitue um fator de instabilidade afetiva tanto para a mâe como para os filhos. Um casebre, um filho ou uma cicatriz, quase sempre é tudo aquilo que restou de uma dessas relaçôes provisôrias.

Nossa açâo està concentrada junto às crianças e adolescentes cuja família vive situaçâo de grande crise. Sâo filhos de pais separados que frequentemente estâo vivenciando seu terceiro ou quinto casamento. O companheiro ou companheira que chega, traz os seus filhos que se somam aos do outro, constituindo um espaço conflitivo tanto pelo seu aspecto fisico (casa com um comodo para abrigar 1O a 15 pessoas)quanto pela diversidade dos problemas que cada um vive, o que logo torna a vida familar insuportàvel. Muitos destas crianças sâo obrigadas a abandonar sua familia para viver nas ruas ou morar ou com algum parente prôximo.

Diante destas constataçôes, procuramos despertar as aptidôes de cada um e alerta-los para o valor de suas potencialidades. Os problemas sâo grandes, mas as potencialidades sâo maiores. Atraves de sessôes terapeuticas comunitàrias dedicadas aos adolescentes, tem permitido a cada um expressar seus fantasmas, seus sofrimentos e suas vitôrias. Progressivamente os talentos de cada um emerge da magia desses encontros semanais. Hà os que desenham, pintam com grande facilidade e beleza e nascem os primeiros quadros artísticos. Outros demonstram maiores habilidades no manejo da argila e surgem as primeiras esculturas e, assim, os talentos vâo se revelando e como consequencia disso o grupo e a comunidade passam a admirà-los e valorizà-los.

Nasce assim um novo sentimento, o de orgulho e a descoberta de um valor que pode ser desenvolvido. Se hà algo que os evergonhava na sua familial surge algo bem mais forte que faz daquele menino ou menina um artista, uma pessoa capaz e admirada pelas suas qualidades e virtudes que antes eram ofuscadas pelos diversos problemas familiares. A arte terapia tem sido uma espécie de alavanca para despertar as aptidôes de cada um e socializar mais, o jovem fragilizado e timido.

Mots-clés

bidonville, aide psychologique, aide sociale, art


, Brésil, Fortaleza

Commentaire

A sociedade competitiva, egoista e injusta esquece e marginaliza essas crianças, nâo levando em conta que eles possuem todo um " savoir-faire" que representa um grande recurso na recuperaçao e promoçao da vida. Nossa açâo tem sido no sentido de despertar a capacidade criativa das crianças e o valor da participaçâo do homem fragilizado pela doença, pelo abandono ou pela dureza da vida. Mesmo numa condiçâo miseràvel, vâo descobrindo suas riquezas interiores, tornando-se seres criadores, transformadores e desencadeando, assim um processo de crescimento. Nestes 3 ultimos anos, a experiencia tem se consolidado e jà foi construido em regime de mutirâo, um atelier de arte terapia dirigida pelos prôprios jovens.

Source

Texte original

(France)

Centro de Estudos da Familia - Rua Frei Mansueto 150, 1301 - 60.17 Fortaleza, BRASIL Tel/fax 085 263 38 42

contact plan du site mentions légales