español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

As Almas penadas da Cidade

(Les âmes en peine dans la ville)

Adalberto BARRETO

12 / 1993

Os 3 maiores dramas das populaçôes carentes que constituem as favelas sâo:

- Habitaçâo,(o espaço que lhes permitiriam se fixar e tirar o sustento para a vida, é cercado por muros de pedras e toda tentativa de fixaçâo é respondido com despejos por parte da policia)

- Emprego (As portas das fàbricas e empresas raramente os acolhem. Nao tem qualificaçao profissional e quase toda energia é gasta na busca de alimento. É a familia que agoniza e descobre a indiferença de uma sociedade com uma de suas celulas mater)

- Saude. As exigencias do novo mundo, consomem muita energia, fragiliza a saude do corpo e logo as consequencias se manifestam. As doenças infectocontagiosas assumem o primeiro rang.

Negar-lhes o direito de possuir uma casa, de ter um trabalho e de ter acesso a saùde, é uma forma contundente de negar-lhes o direito à vida na sociedade humana. O indivíduo sente-se um corpo estranho e é atingido na sua existência, enquanto ser social. A agressâo que mutila seu corpo, termina por atingir sua alma, sua identidade, sua existencia.

O sofrimento que padece o corpo e a família dos excluidos na sua quotidianidade, atinge violentamente as "almas" destes corpos. A guerra externa, material, desencadeia uma guerra interna entre 2 identidades, aquela que foi construida no contexto primàrio de sua cidade natal e a nova identidade que emerge da cidade adotada. Estabelece-se uma "guerra espiritual" onde o espirito de valores ancestrais se chocam com os valores do novo mundo urbano. É neste contexto que muitos se mobilizam para nâo perder esta guerra interior, para manter vivo a esperança, a crença em seus valores, para poder salvaguardar uma identidade ameaçada. O grande aliado destes homens torna-se os espiritos cultuados nos diversos cultos religiosos. Os diversos sacerdotes e curandeiros sào procurados para ajudar-lhes a resolver os conflitos da alma. Os curandeiros, guardiâes da identidade cultural, através de seus cultos religiosos e rituais, fornecem elementos, côdigos que tornam-se referencias identitàrias. Eles procuram auxiliar ao homem reforçando os valores que conferem segurança e acolhem aqueles que a seciedade renega.

Se hà uma busca crescente, nas grandes cidades, aos especialistas do espirito, é porque com certeza, a ordem da cidade gera uma desordem nas " almas sensiveis". Ela agride fragiliza, violenta e mata sobretudo o espirito dos desenraizados pela migraçâo forçada, que nâo se adequam as exigências da urbis. Ela torna-se frequentemente na sepultura de almas e espiritos sensiveis.

Mots-clés

droit à la santé, bidonville, identité culturelle, milieu urbain


, Brésil

Commentaire

Talvez o termo " doença espiritual" nos fale das cicatrizes profundas que atingem o homem na sua " ânima" naquilo que o anima, que o faz viver. Neste sentido os templos religiosos tem se tornado numa especie de Utls (Unidades de Tratamentos Intensivos)da existencia. Um espaço de "reanimaçâo" das "animas" desanimadas, desiludidas.

Este termo "Almas penadas" nos permite compreender o drama do homem das favelas das grandes cidades brasileiras. A Urbis o trata como fantasmas de um outro mundo, sem direito aos beneficios deste. Ser migrante, favelado em uma grande cidade, no Brasil, é tâo angustiante como uma " Alma penada" buscando um contato com o governo dos vivos, sem jamais conseguir.

Source

Texte original

(France)

Centro de Estudos da Familia - Rua Frei Mansueto 150, 1301 - 60.17 Fortaleza, BRASIL Tel/fax 085 263 38 42

mentions légales