español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

III Feira Latino Americana de Alfabetização

(Troisième foire latino-américaine d’alphabétisation)

Alexandre AGUIAR

08 / 1995

Nos dias 27, 28 e 29 de julho realizou-se em Brasília - DF, a III Feira Latino Americana de Alfabetização no Brasil. O evento reuniu diversas experiências de alfabetização de diferentes regiões e estados brasileiros, sendo a grande maioria delas ligada à alfabetização de jovens e adultos. Além das experiências brasileiras, uma representante da Colômbia garantiu a dimensão latino americana do evento.

As experiências expositoras, presentes à Feira contaram, cada qual, com um estande, onde puderam expor, durante os três dias fotos, vídeos, cartazes e materiais didáticos que, de modo muito criativo apresentavam as experiências ali presentes. Os estandes, que eram em torno de 24, funcionavam como uma espécie de "vitrine", sevindo para uma primeira aproximação entre as experiências e aguçando a curiosidade dos que, num segundo momento, tinham também a oportunidade de conhecer mais detalhadamente as experiências através das oficinas.

Basicamente, eram três os tipos de oficinas: relatos de experiências, dinâmicas de grupo e "palestras" que aconteciam sempre na parte da manhã e de forma simultânea, o que obrigava aos quase 300 participantes da Feira a fazer escolhas nem sempre muito fáceis, pois a grande maioria dos trabalhos apresentados despertava a curiosidade e interesse gerais. Isso dava um certo sabor de frustração, em alguns momentos, por ser realmente impossível estar em todos os lugares mas, por outro lado, criava uma interessante movimentação e um verdadeiro espírito de feira, fazendo com que o evento cumprisse o seu principal objetivo que era o da troca e do intercâmbio.

Além dos estandes e oficinas - coordenados e animados pelos próprios expositores - havia, ao fim de cada dia, um painel - coordenado por um representante do colegiado da RAAAB, onde alguns expositores "mais ilustres" debatiam temas relacionados à educação e em particular à alfabetização de jovens e adultos:

- I Painel (27/07): Políticas de Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil - Perspectivas e Contradições;

- II Painel (28/07): A leitura no Processo de Alfabetização;

- III Painel (29/07): Um diálogo Sobre as Principais Tendências Teórico-Práticas de Alfabetização Reveladas na III Feira.

Neste terceiro Painel, três observadoras - duas delas ligadas à Universidade e uma ligada a iniciativas Populares de Educação, apresentaram os seguintes destaques como características marcantes da III Feira:

a)o grande número de jovens educadores presentes ao evento;

b)a crescente demanda de jovens e adolescentes nos cursos noturnos de Alfabetização;

c)uma tendência ainda muito forte do educador de buscar nesse tipo de evento as famosas receitas (isso explicaria a grande procura das oficinas muito teóricas e/ou muito práticas, como dinâmicas, jogos, etc em detrimento dos debates e intercâmbios proporcionados pelas oficinas de relatos de experiências;

d)Em se tratando de América Latina, fica cada vez mais difícil dissociarmos as políticas públicas de educação e as iniciativas populares, o que nos leva a tratar a questão da educação em nosso continente numa perspectiva nova e ampliada.

Mots-clés

éducation populaire, éducation


, Brésil, Brasilia

Notes

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Texte original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brésil - sape (@) alternex.com.br

mentions légales