español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Uma boa Parceria entre o SAPÉ e a API - Associação Promotora da Instrução, órgão mantenedor da Escola Senador Correia

Cleide Figueiredo LEITAO

08 / 1996

Vou tentar contar em poucas palavras a história dessa parceria. Você sabia que a Escola Senador Correia iniciou suas atividades educando jovens e adultos? Pois é, foi essa a sua origem, apesar, das mudanças ocorridas ao longo desses anos em sua clientela. Mesmo assim a Escola tem procurado no desenvolvimento do seu trabalho educativo se manter sintonizada e crítica com os novos tempos, estimulando em seus alunos a necessária reflexão para o entendimento dos problemas atuais.

Mantendo uma certa fidelidade às suas origens, a Escola Senador Correia já abrigou diversas experiências de alfabetização de adultos. A última delas foi um projeto de pesquisa em alfabetização de adultos realizado pelo SAPÉ. Foi a partir dessa experiência que consolidamos uma boa parceria, onde o SAPÉ participa fazendo um acompanhamento pedagógico e a API - Associação Promotora da Instrução (órgão mantenedor da Escola Senador Correia)participa subsidiando uma ajuda de custo para os professores e colocando a disposição das turmas a infra-estrutura da Escola.

Essa parceria, que já tem quatro anos, tem possibilitado vários ganhos significativos, tanto para os alunos, quanto para os professores e para as pessoas que estão envolvidas mais diretamente com esse apaixonante trabalho. São duas turmas com 25 alunos em cada e, resumidamente, podemos dizer que um dos ganhos para os alunos é encontrar um espaço onde o mesmo peso que é conferido à alfabetização é dado ao estímulo de sua maior auto-estima, aos laços de afeto e confiança e às diferentes possibilidades de expressão na qual a leitura e a escrita é uma delas. Para os professores a riqueza está na consolidação da experiência, na reflexão e dinamização constante da mesma, numa condição que se ainda não é a melhor, pelo menos se distancia do voluntarismo e do espírito missionário presente nesse tipo de prática.

E para as instituições envolvidas nessa parceria a riqueza maior é poder constatar que juntos podemos ser mais do que separadamente, e que a soma de nossos desejos pode trazer de fato uma contribuição social a um dos mais sérios problemas brasileiros - o analfabetismo.

Mots-clés

éducation populaire, éducation, alphabétisation


, Brésil, Pernambuco

Notes

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Texte original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brésil - sape (@) alternex.com.br

mentions légales