español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

O educador e a Demanda Atual da Sociedade - 3

(L’éducateur et la demande actuelle de la société 2)

Margarete de Fátima L.M. CLEMENTE

08 / 1996

Enquanto houver descaso, não apenas na educação, mais em todos os âmbitos sociais, haverá pessoas que estarão voltadas para tentar melhorar estas situações em busca de soluções, para o dia-a-dia na prática educativa da escola.

As justificativas para tudo isso são muitas: a falta de humanização e de interação, o corporativismo, a questão da ética, são algumas delas.

As pessoas procuram sempre estar por cima, numa relação de poder, atropelando qualquer um que seja empecilho. É cada um por si e os pobres é que vão ficando cada vez mais pobres em relação a dinheiro, sensibilidade moral e ética, chegando ao ponto de roubar ou viver em condições sub-humanas, como o homem-bicho.

O trabalho feito por nós não irá sanar o problema, mas provavelmente, cada pessoa que participar terá mais compromisso, mais segurança e mais amor.

A questão do autoritarismo é vista nas escolas, em relação ao poder, e está presente naqueles que detém o saber e com medo de perdê-lo, ditam as regras.

O neoliberalismo é esta mudança de identidade que se questiona. A crise dos paradigmas são as contradições presentes no universo.

Fazer da violência, das drogas, do sexo e da religião, conteúdos extra-classe, com o objetivo de mostrar a verdade sem repressão e conviver com isso na esperança de salvar, se não a todos, mas alguns.

Até dois meses atrás a palavra cultura não estava presente no meu dia-a-dia e sim o folclore. É emocionante você ter o saber, querer entender, crescer, mudar. Fique sabendo que cultura é vida, sentimentos, maneiras de agir e pensar.

O exercício democrático é tudo o que queremos. Questionamos as contradições existentes na vida do educador. Com ou sem valorização ele toca o barco. Como a maioria de nós, somos mulheres e decididas, optamos por uma profissão dolorosa. É gostoso saborear as conquistas realizadas no dia-a-dia da nossa prática escolar.

Mots-clés

éducation populaire, éducation


, Brésil, Caruaru, Pernambuco

Notes

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Texte original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brésil - sape (@) alternex.com.br

mentions légales