español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

ASB - A Iniciativa “Alternativas às Práticas de Corte e Queima”: um consórcio visando reduzir a destruição das florestas tropicais no mundo

Jean C. L. DUBOIS

02 / 2005

Diante o ritmo crescente da destruição das florestas tropicais e em consonância com recomendações aprovadas na Rio-92 e caracterizadas no capítulo 11 da Agenda 21, a ASB foi criada em 1994, congregando mais de 50 organizações ligadas ao Meio Ambiente, e articulada como um programa especializado do Grupo Consultivo Internacional de Pesquisa Agrícola (CGIAR). A ASB está sediada no ICRAF (O Centro Mundial Agroflorestal) em Nairobi, Quênia.

Os dois objetivos maiores da ASB são, de um lado, intensificar as atividades produtivas (agropecuárias e agroflorestais) em terras já desmatadas e, por outro lado, alicerçar a disseminação de tecnologias sustentáveis sobre parcerias de cunho social e estratégias visando à eliminação da pobreza que afeta as comunidades rurais mais carentes. Utilizando os resultados gerados pela execução desses dois objetivos, a ASB participa no aprimoramento de políticas públicas, - locais e nacionais – focadas no uso racional e eqüitativo da terra e dos recursos naturais. A ASB proporciona um apoio fundamental a programas participativos de pesquisa visando à difusão de técnicas e práticas de uso de terra que conservam a biodiversidade, assegurem a manutenção de serviços ambientais (água, seqüestro de carbono,...) e aumentem a renda e os níveis de segurança alimentar das famílias rurais.

O Consórcio consolidou parcerias com grupos de colaboradores operando na Amazônia Brasileira e Peruana, no Camarões, no Sumatra (Indonésia), na Tailândia e na ilha de Mindanao (Filipinas).

Key words

forest, environmental protection, forest protection

file

Systèmes agroforestiers : écologie et production

Comments

O Consórcio, em parceria com seus colaboradores locais, busca investir esforços principalmente em terras desmatadas ocupadas por agricultores familiares nas fronteiras de florestas nativas ameaçadas.

Notes

Na sede da ASB em Nairobi, a liderança do programa está sob a gestão de Thomas Tomich, Economista Principal e Coordenador Global (T.Tomich@cgiar.org), apoiado por assistentes sediadas no ICRAF, entre os quais uma especialista em avaliação de ecossistemas tropicais, Sandra Velarde-Pajares (S.Velarde@cgiar.org).

Contato ASB = Alternative to Slash and Burn Programme, Nairobi (QUENIA), www.asb.cgiar.org/txt_only/aboutASB, asb@cgiar.org

Source

Web site

ASB. Alternative to Slash and Burn Programme. Nairobi / Quenia. www.asb.cgiar.org/txt_only/aboutASB_Spanish.htm

ASB. Global Partnership. www.asb.cgiar.org/txt_only/GlobalPartnership.shtm

REBRAF = Rede Brasileira Agroflorestal ((Institut Réseau Brésilien Agroforestier)) - Cx. P. 6501, cep. 20072-970 Rio de Janeiro, Brésil - Brazil - www.rebraf.org.br - info (@) rebraf.org.br

legal mentions