español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Inner City Development Cooperative (Cidade de Quezon, Filipinas)

Uma iniciativa original de poupança e de empréstimo para pobres na cidade

Yvon POIRIER

12 / 2007

Tatalon é uma das 39 comunidades locais (barangays) do 4º Distrito da Cidade de Quezon. Na sua totalidade, Quezon tem quatro distritos e uma população de 2,4 milhões de habitantes, sendo o maior dos 17 municípios da região metropolitana de Manila (população total de 11 milhões).

A maior parte da população de Tatalon (cerca de 30.000 habitantes) é pobre ou muito pobre. De facto, Tatalon é uma das comunidades mais pobres da região de Manila. A maior parte das pessoas vivem em barracas e não são proprietárias dos terrenos. Muitos vivem em zonas periodicamente inundadas.

Origens

Em 1989, um grupo de condutores de triciclo decidiu organizar-se. Consciente da necessidade de romper com o ciclo de trabalho de sobrevivência, foi criado um fundo de poupança e de empréstimo para os seus membros, que se tornou oficial em 1996. Encorajaram-se os membros a praticar a poupança, a disciplina e a autoficiência, utilizando o modelo de vida cooperativa. O que levou a uma mudança de atitudes, renovando a esperança, a dignidade e o respeito dos seus membros. De uma forma progressiva, as suas condições de vida foram melhorando.

A pouco e pouco tomaram consciência de que tinham necessidade de estender esta abordagem a outros membros da comunidade. Em 25 de Agosto de 2005, sob inspiração das técnicas de microfinança do Bangladesh, os fundos de poupança e de empréstimo transformaram-se na INNER CITY DEVELOPMENT COOPERATIVE - ICDC (Desenvolvimento cooperativo para bairros desfavorecidos do centro da cidade). Tem por objectivo reproduzir o sucesso dos fundos de poupança e de empréstimo, ajudando as pequenas empresas a melhorarem as suas capacidades de rendimento, com a melhoria da qualidade de vida das famílias, ajudadas a tomarem conta elas próprias dos seus problemas e transformando-se numa comunidade produtiva e preocupada com as necessidades dos outros.

Em pouco mais de dois anos, a cooperativa progrediu significativamente. Hoje, cerca de 2600 pessoas (a maioria mulheres) beneficiam das actividades de microfinança. Cada pessoa tem uma conta poupança. Trata-se de uma obrigação, antes da obtenção de um empréstimo. Algumas pessoas têm somente uma conta poupança já que não necessitam de empréstimo e sabem que o seu dinheiro será emprestado a outras pessoas da comunidade.

Actividades actuais

A lei das cooperativas das Filipinas permite-lhes terem funções múltiplas. A ICDC, por exemplo, actua principalmente na poupança e no crédito, mas poderia também actuar no domínio da habitação e dos serviços funerários. Uma outra disposição da lei permite ao ICDC possuir contas poupança. Isto distingue-a de numerosas instituições de microfinaça noutros países, onde estas contas são proibidas para instituições não financeiras.

O ICDC Paga uma taxa de juro anual de 7% sobre a poupança, baseada no pagamento mensal mais baixo ao fim do ano. Esta atitude encoraja os participantes a manter o seu nível de poupança o mais estável possível.

A cooperativa possui quatro tipos de empréstimos, dos quais os três primeiros são empréstimos de microfinança (sem necessidade de garantias):

Produto ESPERANÇA 1000 - 10000 Pesos: pagos em 41 dias a uma taxa de juro de 2,5%

Produto AMOR 2000 - 120000 Pesos: pagos em 85 dias a uma taxa de juros de 6,5%

Produto CONFIANÇA 4000 - 50000 Pesos: pagos em 23 semanas a 15% de taxa de juro

Nota. Taxa de câmbio do Peso das Filipinas : 1 Euro equivale a 62 Pesos.(dezembro 2007)

Um quarto tipo de empréstimo, com garantias, é chamado de Empréstimo rápido para necessidades como reparação de habitações, situações urgentes (um enterro, por exemplo), de educação, etc. Este tipo de empréstimo não é um empréstimo tipo microfinança, antes como um empréstimo bancário tradicional.

Normalmente, os membros começam pelo produto ESPERANÇA e vão subindo na escala para outros tipos de empréstimo. Alguns membros vão já no seu sexto ciclo de empréstimos. Em Outubro de 2007 o ICDC tinha um volume de empréstimos de 8,5 M de Pesos, com uma taxa de reembolso de cerca de 97%.

O total das economias dos membros monta em 4 M de Pesos. Para encorajar a poupança, cada membro deve ter economias correspondentes a 40% do empréstimo. Isto limita o montante do empréstimo de microfinança valendo igualmente como uma plataforma de segurança para a cooperativa. Muitos dos membros possuem quase tanta poupança como empréstimo.

Para se tornarem membros efectivos, com direito a voto, têm necessidade de satisfazer o capital social no valor de 1000 Pesos. Os restantes são membros associados. Em cada empréstimo devem colocar 50 Pesos de parte para mais tarde virem a poder integrar a Cooperativa a pleno direito.

As crianças também são encorajadas a poupar. Os Sonhadores Poupados, crianças de mais de 6 anos, necessitam de poupar um peso cada dia. Outros, nas escolas, podem economizar quantias diferentes. Tendo em linha de conta que as crianças obtêm a sua “semanada” ao domingo, as poupanças aumentam à segunda e à terça.

A cooperativa é muito mais do que a microfinança e os empréstimos. Os seus membros estão organizados em 77 centros. Cada centro é composto de pelo menos 15 pessoas e, no máximo, de 30. Cada um elege um coordenador e um secretário. Estes chefes de equipe recebem uma formação mensal em liderança e gestão.

Impacto

Ao fim de pouco mais de dois anos, o ICDC regista muitos impactos positivos na comunidade. A vida das pessoas modificou-se em aspectos como a identidade, mudança de comportamentos, aumento de rendimento, fontes regulares de rendimento, redução da vulnerabilidade e aquisição de capital social.

E, igualmente, a comunidade transforma-se no sentido da :

  • Coesão social

  • Paz e ordem

  • Actividades económicas

  • Valores de mudança

  • Melhoria da governação comunitária

Planos para o futuro

A cooperativa aspira a crescer as suas operações no futuro. Muitas outras pessoas no subúrbio de Tatalon querem juntar-se à ICDC por necessitarem de empréstimos de microfinança. Mesmo que o total da poupança não seja necessário para financiar todos os empréstimos (cerca de 50%), a cooperativa deve conseguir dinheiro. Porque a cooperativa necessita de pagar uma taxa de 13% sobre o dinheiro comprado, isso inibe consideravelmente o desenvolvimento de actividades. O ICDC procura encontrar um empréstimo a taxas reduzidas de cerca de 2 M de Pesos a fim de desenvolver mais centros. Se eles o conseguissem, estariam em condições de assegurar empréstimos a mais 500 novos membros (mães, sobretudo). Eles esperam que organizações do sector das finaças solidárias, nas Filipinas ou noutros países, possam dar resposta às suas necessidades.

Conclusão

A Inner City Development Cooperative é um caso único nas Filipinas. As suas actividades demonstram claramente como uma cooperativa, utilizando a microfinança como instrumento, pode ajudar as pessoas e as comunidades a tornarem-se autónomas. O caminho de luta contra a pobreza será longo. De qualquer maneira, os efeitos positivos que já se observam na comunidade de Tatalon demonstram de uma forma clara que a comunidade e os seus membros são mais positivos no que respeita ao seu futuro colectivo e que, pelas acções sociais e económicas no seio da cooperativa, a esperança se transforma numa melhoria de vida diária.

Key words

micro-credit, savings and credit cooperative


, Philippines

Notes

Tradução em português: Francisco Botelho

Este artigo está também disponível em inglês, espanhol e francês.

Este artigo está disponível no blog: Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável.

legal mentions