español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

RADIO TEOCELO: trinta anos de experiencia comunitaria e luta democratica pelo direito a informaçao

Cristiana TRAMONTE

06 / 1995

A radio comunitaria Teocelo e uma iniciativa da Asociacion Veracruzana de Comunicadores Populares- AVERCOP, constituida juridicamente em 3 de maio de 1989 na cidade de Teocelo, estado de Vera Cruz, Mexico. Segundo documentos da entidade, seus objetivos principais sao: promover, fomentar e realizar atividades educativas e culturais visando construir um conceito claro e justo dos problemas sociais da regiao, e buscar solucoes praticas com base num trabalho educativo que impulsione pessoas e comunidades para a autogestao de seu proprio desenvolvimento.Tambem faz parte dos objetivos da entidade contribuir na educacao basica da comunidade no sentido de sua cidadania, ou seja, a consciencia de seus direitos e deveres, civicos e individuais e participar de maneira eficaz no progresso social e economico da comunidade a que pertencem.

Em termos de estruturacao, a instancia maior de decisao da AVERCOP e uma assembleia geral, que se reune a cada seis meses, formada por todos seus socios ativos. A assembleia geral delega sua autoridade para o que se convencionou denominar o "conselho de governo". Alem deste conselho a estrutura interna e composta de um conselho diretivo, coordenador de Informacao, de Programacao, capacitacao, tecnica e administracao.

Atualmente AVERCOP opera a estacao radiodifusora X.E.Y.T Radio Teocelo na cidade de mesmo nome. E uma radio AM, de 1490 KHZ de frequencia, potencia de 1000 watts, que alcanca uma distancia de 13 kilometros. A Radio Teocelo localiza-se no bairro San Pedro e atinge os municipios de Teocelo, Xico, Coatepec, Ixhuacan, Cosautlan, Ayahualulco e Tlaltetela, num total de 250 mil habitantes e 200 comunidades do meio rural e urbano.

Os programas sao principalmente musicais (50%), seguidos de servico social (20%), informativos (15%)e educativos (15%).Dentre os programas estao o Vida Nueva, feito para mulheres camponesas; Nuestros Derechos, de assessoria juridica em conjunto com a Associacion civil de Derechos Humanos; Tropical, de musicas; Hablemos de Todo un Poco, tratando de invencoes recentes, piadas, administracao,etc.; Cocina, visando aproveitar os recursos naturais; Ecologia, Medicina Alternativa, Rancheritas, musical; Nuestra America Latina e outros.Mantem ainda uma onda aberta para servicos de urgencia da comunidade e uma unidade de controle remoto. A equipe de comunicadores e composta de 30 locutores, entre funcionarios, professores e donas-de-casa. A capacitacao e responsabilidade da Associacao e ocorre em cursos cuja duracao e de um semestre.

A manutencao financeira da Radio Teocelo e possivel gracas a donativos por avisos, sorteios anuais, bailes populares, donativos do Clube de Amigos, donativos por programas e venda de diversos servicos. A AVERCOP tem, em pauta outros projetos de comunicacao popular como : imprensa, teatro, video e capacitacao.

O trabalho da radio vem desenvolvendo-se ha cerca de 30 anos, com altos e baixos: em 1989, por exemplo, houve uma manifestacao de protesto contra o fechamento da radio pretendido pelos antigos donos. Segundo o presidente Elfego Riveros Hernandez,a crise comecou com a ameaca de demissao do grupo de comunicadores populares que propuseram-se a fazer toda a recuperacao da emissora para dar continuidade ao trabalho. Concluido o trabalho, veio a ameaca da demissao, o que provocou as manifestacoes de protesto.

As atividades da radio nao limitam-se a uma atuacao a partir da sede. Um exemplo distoe o acompanhamento e a cobertura informativa da luta dos produtores de cafe que a radio promoveu ate a cidade de Jalapa.

Key words

radio


, Mexico, Teocelo

Comments

A Radio Teocelo cumpre importante funcao comunicativa na regiao, servida por apenas duas radios, uma das quais, radio Huayacocotla encerrada recentemente pelo governo mexicano por problemas politicos. A radio Teocelo possui uma estrutura solida, resultado de um trabalho desenvolvido durante 30 anos, com uma concepcao comunitaria e participativa principalmente a partir dos anos 80.Promovendo atividades de capacitacao, intercambio e integracao comunitaria, desenvolve relevante trabalho para a democratizacao da comunicacao num pais em crise economica marcado pelo autoritarismo politico em 1995. A Radio Teocelo foi visitada pelos comunicadores da Associacao Brasileira DIALOGO-Cultura e Comunicacao e neste contato tomou conhecimento do programa DPH e da Rede Vozes do Silencio-Comunicacao pela Base, demonstrando interesse em integrar e aproximar-se destas redes a exemplo do que ja ocorre com a AMARC e ALER, mostrando sua abertura para uma atuacao em forma de rede visando ampliar os espacos de comunicacao popular.

Source

Organisation presentation

TRAMONTE, Cristiana, DIALOGO CULTURA E COMUNICACAO

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brazil - mvsouza (@) univali.br

legal mentions