español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Açoes Cidadas Pro-Creche em Santa Teresa -2-

Desafios e Atividades do Pacs nesta açao e perspectivas

Hermila FIGUEIREDO

12 / 1996

Uma escola particular especialmente aceitou o desafio de contribuir com esta experiencia e surgiu a necessidade de criarmos uma associacao de amigos da creche para arrecadar fundos para o sustento financeiro da mesma, garantindo os gastos com seu funcionamento, buscando ao mesmo tempo convenios com o poder publico. Esta associacao teria o objetivo tambem de acompanhar o trabalho realizado, de forma a garantir sua continuidade. A nossa ideia era de que esta experiencia incentivasse outros grupos a criarem creches em suas comunidades.

Infelizmente, alguns problemas acabaram nao permitindo a criacao desta associacao no ano de 1995, causando no grupo um certo desânimo e afastamento. Os problemas foram causados principalmente em funcao de um desentendimento por parte da pessoa com maior lideranca que estava a frente na coordenacao da creche com uma das educadoras, que teve com ela um confronto direto, provocando sua saida natural. Um outro desgaste foi em relacao ao presidente da associacao que teve que ausentar-se algumas vezes do trabalho, por causa das constantes ameacas do povo ligado ao trafico, deixando muitas acoes por realizar. O trabalho que deveria ser realizado por uma voluntaria ligado ao Pacs tambem acabou nao acontecendo por incompatibilidade de tempo, afeto, valores, metodologia, responsabilidade, etc.

No final do ano, outro grupo comunitario iniciou uma luta por creche em Santa Teresa, porem com muitas duvidas quanto ao relacionamento com o movimento do trafico, que doou uma casa no morro para iniciarem o trabalho com criancas de 0 a 6 anos. Ja estabeleceram um contato com o poder publico, numa tentativa de conseguir convenios para o funcionamento da creche, porem ainda nao obtiveram exito.@Atividades do Pacs nesta acao e perspectivas para 96:

O Pacs teve uma acao efetiva nesta acao marcando e participando de reunioes, coordenando-as, fazendo contatos com liderancas, escolas, etc.

O inicio do trabalho foi marcado por todo um processo de reconhecimento do bairro, de suas liderancas, dos seus limites e possibilidades e principalmente de estabelecimento de relacoes afetivas. A partir dai, partiu-se entao para uma acao mais efetiva buscando interferir no processo de luta por creche das iniciativas em andamento.

Enquanto perespectiva para 96, esta a possibilidade de continuidade do trabalho atraves de encontros mensais no bairro visando a discussao de temas gerais (especificos da pratica de educacao infantil, relacionado a politicas publicas e conjunturais)com o objetivo de contribuir com discussoes mais consistentes nesta area, estimulando os grupos comunitarios, as escolas particulares e outros, a continuarem nesta iniciativa de parceria e ajuda mutua.

Infelizmente o Pacs nao possui pessoal suficiente para acoes de assessoria mais efetiva no sentido de um acompanhamento mais sistematico, mais cotidiano das acoes destes grupos. Pode ser que a aprovacao de algum projeto especifico para Santa Teresa nos permita isto algum dia, tendo em vista que estes grupos sao geralmente compostos de pessoas com muito compromisso social. Acredito que no Rio de Janeiro sao estes grupos que mais tem produzido trabalhos com um objetivo concreto de realizar acoes no sentido de diminuir a miseria das populacoes e oferecer um atendimento digno as criancas.

Key words

education, citizenship, community organization


, Brazil

Source

Working papers

FREIRE, Adriani Pinheiro

PACS (Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul) - Av. Rio Branco, 277, sala 1609 – Centro – Rio de Janeiro - RJ - BRESIL - CEP: 20.040-009 - Fone/fax: (21) 2210-2124 - Brazil - www.pacs.org.br - pacs (@) pacs.org.br

legal mentions