español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Os Espiritos que nos governam 500 anos depois

Adalberto BARRETO

12 / 1993

O Brasil é um país que vive sob o jugo de dois poderes: um comandado pelos vivos e outro dirigido pelos mortos. O governo dos homens dirigido pelos políticos, cuja sede sào os palàcios governamentais; e o governo de Deus, dirigido pelos espiritos santificados, cuja sede do poder sâo os templos e igrejas. O primeiro responde às exigencias da cidadania e o segundo a uma necessidade de identificaçâo cultural. A força do segundo governo é reflexo da fragilidade do primeiro. 0 governo dos homens, para a maioria da populaçâo, é inopérante e age como " os mortos", nâo garante o direito à cidadania aos nascidos no Brasil. Jà o governo dos " mortos", dos " espiritos", age como seres vivos, aglutinando pessoas, grupos sociais, através dos cultos religiosos diversos, restituindo a fé a esperança de todo um povo desacreditado pelos seus governantes terrenos. Os "santos" os "espiritos", oferecem uma " carteira de identidade" cultural.

Historicamente somos uma cultura tríplice. Formada pelos colonizadores portugueses, os africanos escravizados e os indios perseguidos. Tres culturas em contato e num contexto competitivo, expoliador de riquezas materiais e humanas. Esta nova realidade imposta pela colonizaçâo era ameaçadora para a integridade das respectives identidades, e obrigava cada cultura a salvaguardar-se dos efeitos fragmentàrios deste novo contexto. Para propteger-se dos riscos desta realidade, buscou-se no imaginàrio as garanties para salvaguardar a identidade ameaçada pelo novo contexto. 0 "que sou" passava por " em que eu acredito". Foi entâo através das crenças, das religiôes que se tentou responder ao "quem sou eu" neste novo mundo onde os santos e espíritos constituem a realidade primeira, o recurso acessível, disponível. Desta forma, o "real" para os brasileiros, passa a ser seu imaginàrio e a " realidade comum", um pesadelo, o palco da disputa, da desagregaçâo, da expoliaçâo. 0 grande desafio para o brasileiro é conviver num mundo diversificado, portanto ameaçador, sem perder sua identidade cultural e pessoal. Tem sido as religiôes um dos recursos que tem permitido a tantos salvaguardar seus valores e crenças que conferem identidade e segurança.

Key words

religion, cultural behaviour, religious culture


, Brazil

Comments

Estamos convencidos que toda transformaçao social passa necessariamente pelo imaginàrio. Temos que compreender melhor o mecanismo inconsciente que tem permitido a tantos povos sobreviverem a toda forma de agressào. o grande nô que impede a libertaçâo de muitos povos é que eles costumam pedir aos "espiritos" para resolverem os problemas que sâo da competencia das instituicôes sociais. É lamentavel que a maioria dos cultos religiosos respondam também ao mesmo nível, sacramentalizando respostas, creando uma dinamica que poderia ser transformadora, para todos se houvesse uma preocupaçâo maior em decodificar o sentido profundo destas demandas.

Source

Original text

(France)

Centro de Estudos da Familia - Rua Frei Mansueto 150, 1301 - 60.17 Fortaleza, BRASIL Tel/fax 085 263 38 42

legal mentions