español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

O Educador e a Demanda Atual da Sociedade

Glaucilene NUNES

07 / 1996

O ensino no Brasil é deficiente e falho, a falta de recursos humanos é um dos responsáveis por essa deficiência. Na falta de recursos vemos o pouco caso dos nossos governantes em garantir um patamar que permita uma escolarização mínima ao nosso povo.

Aqueles que dão de si para levar a mensagem do saber, esbarram no pouco caso dos que administram. São os professores, cheios de amor, de ânsia de ensinar, que lutam desesperadamente contra todos esses obstáculos na esperança de que amanhã sintam, diante de si mesmos e de Deus, que trabalharam para uma pátria melhor.

E a demanda atual da sociedade se apresenta na diluiçõ social, na deformação do lar e da família, no desrespeito geral dentro da escola, dentro da igreja, no trabalho, porque não há uma consciência de solidariedade que cabe à educação despertar.

Por outro lado o professor precisa adquirir novos conhecimentos, porque não basta giz e quadro negro para ministrar ensinamentos. É necessário, pois, cursos de extensão que irão atualizar e orientar essa classe que como segmento normal, tende a melhorar a nossa sociedade.

Em resumo o educador é o elo entre a escola e a sociedade.

Key words

instructor, popular education, school


, Brazil, Pernambuco

Notes

Glaucilene é educadora em Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - e é integrante do Coletivo de Educadores de Jovens e Adultos daquele estado.

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Original text

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brazil - sape (@) alternex.com.br

legal mentions