español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Violência até quando ?

Wyára Jane de Oliveira GALVÃO

05 / 1997

Estamos testemunhando uma série de violências que estão ocorrendo no mundo, uma grande guerra que não sabemos onde vai chegar. Existe, hoje, um grande conflito social, onde o povo pobre é perseguido, marginalizado e explorado pelos injustos e "donos do poder".

A raiz da injustiça e da violência está em o homem pensar que é uma autodivindade, criando uma grande mentira, nascendo, assim, o espírito de desigualdade, que gera relações injustas de todos os tipos.

O motor da vida dos "donos do poder" é a ambição, e suas armas são a "fraude" e a esperteza", não acreditando na existência e poder de Deus. Graças a isso, eles conseguem os "sucessos", às custas da ingenuidade e fraqueza do povo.

Existe um estado de calamidade das relações sociais, a mentira criada e sustentada pelos poderosos faz desaparecer a sinceridade e fidelidade entre as pessoas. tudo acobertado por uma inocência aparente, que esconde a opressão. Não existe um meio termo para ninguém; ou seguimos o caminho da sabedoria, que leva à justiça e à vida, ou caímos na insensatez, que produz injustiça e morte, pois, se continuarmos assim, viveremos em uma eterna e violenta guerra, onde, infelizmente, o pobre e oprimido é quem sempre sai perdendo. Pelo panorama que se vê, essa guerra só ocorre devido à corrupção que se alastra, ao senso moral que se perverte e ao direito que é falsificado e, assim as injustiças se multiplicam.

A situação do povo é crítica e todos os projetos e tentativas para sobreviver na vida, sem violência, e na paz, parecem falhar. Contudo os poucos que acreditam e se comprometem com o projeto de Deus nunca desesperam, mesmo que as situações presentes pareçam completamente sem perspectivas.

Key words

popular education, education


, Brazil, Caruaru, Pernambuco

file

Estimular o registro e a sistematização de experiências pedagógicas

Notes

Wyara faz parte do Coletivo de Educadores de Jovens e Adultos de Pernambuco.

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Original text

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brazil - sape (@) alternex.com.br

legal mentions