español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

search
...
dialogues, proposals, stories for global citizenship

Um sonho possível : constituirmos um espaço onde juntos poderíamos ser mais do que isolados em nossas experiências

Cleide Figueiredo LEITAO

07 / 1997

Quando, há um ano atrás, educadores de diferentes instituições do Estado do Rio de Janeiro se reuniram pela primeira vez em caráter preparatório às Conferências Latino-Americana e Internacional de Educação de Adultos, um sonho foi plantado - o de constituirmos um espaço onde juntos poderíamos ser mais do que isolados em nossas experiências. Não tínhamos ainda a dimensão do possível, alimentávamos somente o sonho.

Um ano se passou e o sonho se transformou em realidade, realidade que hoje comemora um ano de atividades intensas, onde tentamos não dissociar aspectos fundamentais da educação: o político e o pedagógico.

Na qualidade de representante das organizações da sociedade civil, envolvidas com o tema Educação de Jovens e Adultos, temos sido parceiros dessa aventura por acreditarmos que um espaço como o fórum possibilita a troca de múltiplos pontos de vista, o fortalecimento das experiências e, sobretudo, permite a visibilidade necessária das práticas de Educação de Jovens e Adultos.

No pensamento do escritor Albert Camus encontramos um trecho que consideramos muito inspirador para os trabalhos que serão desenvolvidos no dia de hoje (aniversário de um ano do Forum de Educadores de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro - Fórum EJA 1). Diz ele:

« Já se disse que as grandes idéias vêm ao mundo mansamente, como pombas. Talvez, então, se ouvirmos com atenção, escutaremos em meio ao estrépito de impérios e nações, no discreto bater de asas, o suave acordar da vida e da esperança. Alguns dirão que tal esperança jaz numa nação; outros, num homem.

Eu creio, ao contrário, que ela é despertada, revivificada, alimentada por milhões de indivíduos solitários, cujos atos e trabalho, diariamente, negam as fronteiras e as implicações mais cruas da história.

Como resultado, brilha por um breve momento a verdade, sempre ameaçada, de que cada e todo homem, sobre a base de seus próprios sofrimentos e alegrias, constrói para todos. »

Key words

popular education, education


, Brazil, Rio de Janeiro

Notes

Cleide faz parte da equipe do SAPÉ, integra os Coletivos de Educadores de Jovens e Adultos de Pernambuco e do Rio de Janeiro e faz parte da equipe do Boletim.

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Original text

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brazil - sape (@) alternex.com.br

legal mentions