español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Avaliacao do Seminario /1994 do programa DPH

Cristiana TRAMONTE

04 / 1994

O encontro da rede DPH - Dialogos e Documentos para o Progresso do Homem, ocorrido de 14 a 24 de marco de 1994, na sede da Fundacao para o Progresso do Homem e o segundo que busca reunir um grupo ampliado dos diversos parceiros de varios continentes que trabalham com o programa. Em relacao ao encontro anterior,acontecido de 1 a 5 de fevereiro de 1993, importantes passos foram dados:

1. O grupo que participou tem uma vinculacao pratica mais estreita com o programa. Em sua maioria os representantes ja trabalhavam ha algum tempo produzindo fichas e buscando animar outros grupos. Isto fez com que as discussoes fluissem de maneira mais objetiva evitando as questoes mais primarias que predominaram no encontro anterior do tipo " quem somos nos e qual o sentido de fazermos fichas" e que ocuparam grande parte das discussoes.

2. Os ateliers foram propostos em funcao das problematicas , dos pontos de estrangulamento observados no encontro anterior. Isto fez com que todos os temas fossem necessidades reais sentidas por seus participantes, apesar das limitacoes que alguns grupos enfrentaram.

3. A convoca ao foi feita com um pouco mais de antecedencia o que fez com que os grupos pudessem preparar-se um pouco melhor para o trabalho.

Quanto aos ateliers propostos:

A concomitancia dos ateliers prejudicou um pouco os trabalhos. O fato de iniciar o trabalho em conjunto e depois partir para a separacao dos grupos minimizou o aprofundamento. Foi o caso do atelier Thesaurus.

1.THESAURUS - a tecnica do thesaurus e dinamica e interessante, mas mostrou-se complexa demais diante do restrito tempo que o grupo possuia para conhece-la e comecar a domina-la para fazer proposicoes reais. O ganho do atelier thesaurus foi a possibilidade de tomar conhecimento e principiar a familiarizar-se com a tecnica sem haver tempo real para elaborar um trabalho tematico mais complexo.

2. GESTAO DA BASE - O espaco foi valioso para a troca de experiencias e dificuldades na questao tecnica. Porem, o tempo mostrou-se restrito demais para atender aos diversos anseios. Por isso, grande parte do trabalho restringiu-se a resolucao de problemas concretos, relativos ao logiciel e insuficiente foi o tempo dedicado as discussoes de articulacao, organizacao, estrategias e taticas da rede para fortalecer-se e mesmo expandir-se qualitativamente. Assim, apesar de haver representantes de quase todos os organismos presentes ao encontro, faltou um pouco mais de tempo para elaboracao de uma estrategia coletiva. De todo modo, obteve-se um resultado concreto interessante que foi o quadro demonstrativo do comprometimento dos organismos presentes com os futuros passos da rede.

3. COMUNICACAO - A divulgacao dos temas e metodo do Passarelles , bem como o contato direto com os responsaveis abriu um canal importante de comunicacao que ate este momento havia estado mais restrito. As discussooes sobre La Lettre DPH trouxeram proposicoes validas e uteis. Se o trabalho deste grupo havia ficado restrito aos meios Passarelles e Lettre DPH este vazio acabou sendo completado pela exposicao das possibilidades do correio eletronico e proposicao de integracao de todos tambem por essa via e a criacao de uma conferencia eletronica DPH.

4. LOGICIEL - Nao pudemos participar diretamente ,pela concomitancia dos trabalhos mas algumas modificacoes no bordereaux sao relevantes: a. A criacao de um espaco proprio com especificacoes tecnicas para as producoes audiovisuais. b. a especificacao detalhada da localizacao, respeitando as caracteristicas peculiares de cada lugar c. a preocupacao crescente com a incorporacao da lingua portuguesa.

Palabras claves

informática


, Francia, Paris

Comentarios

A proposicao da reuniao ampliada tem significado um importante passo no sentido da descentralizacao e delineamento de um perfil mais real das possibilidades da rede. Sao esses encontros gerais que permitem a " humanizacao " do programa e o acercamento as dificuldades, limites e possibilidades. Com a descentralizacao do local da reuniao, poderao ir se fortalecendo polos de atuacao, tornando cada vez menos tecnicista o programa e abstrata a rede. A partir deste encontro pode-se afirmar que a rede ja e um fato enquanto articulacao na diversidade e na vontade de fazer algo em conjunto. Algumas sugestoes poderiam ser incorporadas aos proximos encontros: a. envio de textos e materiais com antecedencia para que os grupos participantes pudessem levar proposicoes concretas para as discussoes b.garantir a traducao para o espanhol das discussoes c. evitar a concomitancia de ateliers ou garantir um espaco para a discussao coletiva dos trabalhos d. garantir um espaco maior para a discussao de estrategias coletivas de atuacao.

Fuente

Actas de coloquio, encuentro, seminario,…

TRAMONTE, Cristiana, DIALOGO-CULTURA E COMUNICACAO

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brasil - mvsouza (@) univali.br

menciones legales