español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Projeto Adiçao - açao da Cidadania contra AIDS pela vida - III

Katia AGUIAR

05 / 1995

As atividades planejadas para o segundo semestre, tiveram como meta ampliar a realizaçao dos objetivos tratados pelo PROJETO ADICAO.

Sendo PESQUISA e INTERVENCAO dimensoes indissociaveis da praxis, a realizaçao de novos objetivos tem incorporado o conhe cimento ja produzido na experiencia do projeto e procurando avanþar na direçao da apropriaçao desse conhecimento, pela populaçao local.

Desse modo, o traþado de perfil da problematica local referente as DSTs/AIDS, permanece como uma dimensao presente em todas as acoes desenvolvidas. A intervençao pela mudanþa de comportamento - que tambem era nosso objetivo desde o inicio do projeto, se ampliou, incorporando a busca e constituiçao de parcerias com instituicoes locais. Alem disso, novos instrumentos foram criados para dinamizar o registro, a sistematizaçao e avaliaçao do processo de trabalho por todos aqueles que dele participam.

As atividades de FORMACAO DA EQUIPE, de carater permanente, intensificaram a reflexao e analise pertinente ao trabalho de educaçao popular em saude, seus matizes, limites e possibilidades. Foram utilizados textos contemplando os seguintes temas: poder local e gestao publica, saber popular/conhecimento formal, cidadania e saude. O repasse de subsidios que instrumentalizassem os agentes na idealizaçao, formulaçao e realizaçao das OFICINAS, contou tambem com a utilizaçao de textos e dinamicas de grupo, onde trabalhamos o que denominamos temas transversais - temas que apareceriam em todas as oficinas que realizassemos. Foram eles: origem, transmissao, prevençao e direitos. O produto desse trabalho possibilitou definir conte·dos para elaboraçao de panfletos instrucionais, orientar as abordagens a populaçao, melhor definir os conteudos a serem trabalhados nas oficinas. AlÚm de constituir uma via de analise e intervençao efetiva em concepcoes, valores e comportamentos da propria equipe de agentes.

A avaliaçao do mapeamento, ate entao elaborado, da realidade local quanto a problematica das DSTs/AIDS, buscou cruzar dados estatisticos mais gerais atualizados, com informacoes coletadas nas entrevistas e contatos informais. Considerando ainda, o funcionamento especifico da vida local (vida cotidiana dos grupos, costumes, historia, etc)e o potencial multiplicador das acoes do projeto. A partir dai, reafirmamos as estrategias de publicizaçao de nosso trabalho, que deve enfrentar um duplo desafio: o de socializar a ideia da AIDS enquanto problema de saude publica e o de buscar solucoes coletivas. Consequente a avaliaçao realizada, tambem elegemos os grupos especificos que privilegiaremos nas oficinas. Definimos entao: liderancas locais, homens casados, homossexuais e convidados - esta ultima, contemplando a diversidade da vida local e tendo em vista a formalizaçao de parcerias para a realizaçao do Forum de Saude.

Para a formaçao do grupo de participantes da primeira oficina - liderancas locais - foram contactadas entidades que participaram da atividade de PESQUISA DAS CAIXAS DE COLETA DE OPINIAO. Essas novas abordagens foram realizadas com carater convocatorio para a participaçao no trabalho. A receptividade foi considerada pelos agentes de sa·de como excelente, visto que todas as entidades confirmaram inscricoes.

Palabras claves

Sida, salud


, Brasil, Rio de Janeiro, Vila Kennedy

Comentarios

A atividade do Forum foi pensada como um momento de convergencia dos trabalhos realizados atÚ entao. Estaremos somando esforþos e ideias para sensibilizar a populacao local sobre a problematica DSTs/AIDS, buscando ampliar a discussÒo sobre o conceito de saude. Desse modo, o Forum se caracterizara por concluir um processo sem, no entanto, fecha-lo.

Essa proxima etapa do projeto sera fundamental para avaliarmos tanto as acoes desenvolvidas ate entao quanto os possiveis desdobramentos para nosso trabalho.

Notas

Ficha preparada por FIGUEIREDO, Hermila

Fuente

Informe

PACS (Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul) - Av. Rio Branco, 277, sala 1609 – Centro – Rio de Janeiro - RJ - BRESIL - CEP: 20.040-009 - Fone/fax: (21) 2210-2124 - Brasil - www.pacs.org.br - pacs (@) pacs.org.br

menciones legales