español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Promovendo a construcao participativa da comunicacao popular

Rede Vozes do Silencio e a comunicacao pela base numa articulacao de troca de experiencias

Cristiana TRAMONTE

07 / 1994

A Rede Vozes do Silencio- Comunicacao pela Base, constituiu-se em marco de 1992 com grupos de varios paises, em um encontro na cidade de Fortaleza, estado do Ceara, Brasil. Sua intencao inicial foi organizar grupos que trabalhassem com a comunicacao popular para a troca de experiencias, facilitando o enfrentamento de problemas comuns e possibilitando o crescimento conjunto. DIALOGO - Cultura e Comunicacao participa desta rede desde seu inicio, de varias maneiras:

1.Uma das formas de participacao na Rede Vozes do Silencio desde o principio deu-se atraves da confeccao de fichas DPH em torno do tema da comunicacao popular, reunindo experiencias locais, nao so nas quais DIALOGO participou diretamente, estimulando ou assessorando, mas tambem experiencias de comunicacao pela base, as quais DIALOGO considerou importantes serem divulgadas. A atividade de producao de fichas para o programa DPH foi fundamental. As fichas cumpriram diversas funcoes: uma delas foi a funcao de registro de experiencias de grupos de base as quais normalmente nao sao registradas devido ao parco dominio da comunicacao escrita pela maioria da populacao. Juntamente com o registro, foi possivel a sistematizacao ,que estimula a reflexao e avaliacao destas experiencias. Outro ganho ainda foi a divulgacao destas experiencias para outros grupos e assim, a valorizacao da voz e historia destes grupos, alem de aproximar grupos com afinidades cuja experiencia venha a enriquecer a sua. Ate o presente momento, DIALOGO produziu cerca de 100 fichas sobre comunicacao para alimentar a base de dados, em sua grande maioria versando sobre a comunicacao de base.

2. Outra forma de participacao de DIALOGO foi o intercambio bilateral com grupos que integram a Rede Vozes do Silencio. Quanto a este aspecto especifico vale destacar a visita de comunicadores da Colombia a cidade de Florianopolis, Santa Catarina, sul do Brasil, onde se localiza a sede de DIALOGO. Este intercambio foi importante por diversos fatores: o fato de receber comunicadores estrangeiros estimulou a organizacao dos grupos populares locais com os quais DIALOGO trabalha, sempre avidos por receber informacoes de outros paises .Assim, o intercambio bilateral possibilitou a organizacao de atividades com a base social de DIALOGO: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Movimento da Raca Negra, Movimento dos Meninos e Meninas de Rua, Radio Cabocla, reunioes com a escola de Samba Consulado, Grupo de Danca Afro Alma Negra e ainda o Encontro Catarinense de Video Popular. Todas estas atividades ocorreram em um periodo de dez dias. Isto significa que estas trocas culturais sao sempre estimulantes e interessam aos grupos comunitarios. O fato do tema do intercambio ser a comunicacao popular chama a atencao e valoriza este aspecto.

DIALOGO tambem participou, como atividade da REde Vozes do Silencio, de um intercambio de mesma natureza na Colombia. A visita a Colombia possibilitou o contato com experiencias de comunicacao popular - radios comunitarias, grupos produtores de video e outros. Sobre estas duas etapas do intercambio DIALOGO produziu cerca de 30 fichas DPH que entraram na base de dados do programa DPH e puderam divulgar a experiencia em ambito mais largo. DIALOGO produziu ainda um documento, em forma de diario de viagem intitulado "A Pedra e o Cristal- a realidade colombiana" onde busca refletir e divulgar sua experiencia com grupos de comunicacao popular na Colombia.Deste documento foram feitas 100 copias distribuidas a varios grupos brasileiros e alguns do exterior de forma a democratizar as experiencias vividas e as informacoes recebidas.

3. Atualmente DIALOGO coordena e estimula a articulacao da rede latinoamericana Vozes do Silencio- programa DPH, cujo objetivo e reunir grupos de comunicacao popular que se interessem pela producao de informacoes sobre comunicacao em forma de ficha DPH de maneira a articularem-se em rede em torno do programa DPH. Diversos grupos ja estao comecando a articular-se nesta rede.Esta articulacao esta ocorrendo atraves do banco de dados do programa DPH, da informacao via correio eletronico e dos diversos instrumentos com os quais que a rede DPH conta como a Lettre DPH e Passarelles A perspectiva e de realizacao de um encontro latino americano no ano de 1995, para consolidar a articulacao da rede Vozes do Silencio- DPH- America Latina.

Palabras claves

Brasil

Comentarios

A Rede Vozes do Silencio- Comunicacao pela Base significou e significa para DIALOGO - Cultura e Comunicacao, desde o inicio, um importante espaco de organizacao e articulacao: os intercambios bilaterais estimularam a organizacao local e a troca de informacoes e o compromisso da producao das fichas DPH, possibilitou o registro das experiencias, divulgacao e a criacao de uma rede de informacao que parte do local para o global, em torno do programa DPH. Foi tambem atraves da Rede Vozes do Silencio que se abriram as portas de contatos com novos grupos que trabalham o tema da comunicacao popular. A producao de documentos e fichas representa um material valioso de circulacao das informacoes . A experiencia da Rede Vozes do Silencio prova que, apesar das limitacoes naturais a todo processo de construcao participativa, as redes horizontais de troca de informacao representam um exercicio democratico com ganhos realmente significativos de organizacao, expressao e construcao de cidadania.

Fuente

Informe

TRAMONTE, Cristiana, DIALOGO CULTURA E COMUNICACAO

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brasil - mvsouza (@) univali.br

menciones legales