español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

DIALOGO - Cultura e Comunicacao: principios e acoes

07 / 1994

DIALOGO - Cultura e Comunicacao e uma organnizacao civil, sem fins lucrativos cujo objetivo principal e promover - atraves de recursos comuicativos e culturais - a democratizacao da informacao para a construcao de uma sociedade participativa e democratica. Entende-se democracia como uma opcao de gestao politica e social, segundo a qual as relacoes politicas, economica, sociais, ambientais e culturais devem estar fundadas nos principios do estimulo a participacao de todos, da liberdade, da igualdade de condicoes , da solidariedade e do respeito a diversidade. DIALOGO tem por principio trabalhar em parceria com outras entidades que venham a complementar seu trabalho na area da educacao e cultura popular, alem de priorizar atividades junto aos movimentos sociais populares e democraticos . Buscando auxiliar na construcao da cidadania, atua junto a movimentos de trabalhadores rurais, de valorizacao cultural, racial de genero e da infancia, movimentos pela democratizacao da comunicacao e ecologicos entre outros.

FORMACAO E ASSESSORIA: DIALOGO desenvolve um programa de formacao e assessoria na area de cultura e comunicacao que inclui cursos e seminarios de formacao tecnica e de politicas de comunicacao. Alguns temas de curso sao: tecnicas de producao em video, comunicacao e expressao oral, teoria da comunicacao, marketing politico e estrategia eleitoral, analise critica dos meios de comunicacao, metodologia de utilizacao de recursos comunicativos e dinamica de grupo entre outros.Alem do programa de cursos, DIALOGO possui, em conjunto com o Centro de Capacitacao e Assessoria , uma videoteca popular, com precos e titulos que sirvam aos grupos comunitarios e movimentos sociais populares.

PRODUCAO E DOCUMENTACAO: a entidade conta com um grupo de profissionais e com equipamento para gravacao em video e fotografico, para documentacao de eventos e producao de materiais audiovisuais e impressos de carater informativo e de apoio pedagogico.

ESTIMULO E PARTICIPACAO EM REDES DE COMUNICACAO E CULTURA: Com o objetivo de democratizar e promover a participacao em redes internacionais de informacao, cultura e comunicacao a entidade faz parte da rede DPH (Dialogos e Documentos para o Progresso do Homem)animada pela Fundacao para o Progresso do Homem -FPH e RITIMO, ambas com sede na Franca. DIALOGO coordena a secao latinoamericana deste programa que reune grupos que trabalham e produzem informacoes sobre o tema da comunicacao intitulada Rede DPH- Vozes do Silencio, Comunicacao pela Base.

Palabras claves

ONG


, Brasil

Comentarios

A atuacao de DIALOGO tem sido bastante ampla, nao so em termos geograficos mas em termos da pluralidade dos grupos e movimentos com os quais atua. Isto se da pela opcao de DIALOGO de atuar em parceria com outras entidades e grupos, fortalecendo a concepcao de rede horizontal de troca de informacoes e de somatoria de esforcos conjuntos. A nivel regional tem atuado junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Movimento Negro, Movimento de Meninos e Meninas de Rua, Forum de Educacao Rural de Santa Catarina, CECA, Centro de Informacao e Pesquisa Popular, CEDEP, Sindicato dos Eletricitarios, Central Unica dos Trabalhadores-SC , Associacao Brasileira de Video Popular, alem dos grupos que estao se integrando a Rede Vozes do Silencio na America Latina.

Fuente

Informe

TRAMONTE, Cristiana; VIEIRA DE SOUZA, Marcio, DIALOGO CULTURA E COMUNICACAO

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brasil - mvsouza (@) univali.br

menciones legales