español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Psiquiatria e Higiene mental numa favela no nordeste do Brasil

Adalberto BARRETO

12 / 1993

Com a modernizaçâo da sociedade brasileira, se intensificam os movimentos migratôrios e a concentraçâo de populaçôes em torno das grandes cidades lutando por emprego, educaçâo, habitaçâo, saude... O que caracteriza esta nova realidade é o empobrecimento dos laços afetivos, provocando a destruiçào dos laços sociais. O novo contexto se caracteriza por muitas perdas. Perde-se saber, bens culturais, amigos e inumeros sâo aqueles que perdem sua historia e a sua propria identidade e tornam-se possuidos por forças màgicas que alienam sua humanidade anterior.

Este novo contexto provoca nào só uma pobreza material, mas desencadeia uma desestruturaçâo cultural. Os mecanismos culturais que davam sustentaçâo e proteçâo contra situaçôes traumaticas, sâo violentamente atingidos e muitas vezes tornam-se ineficazes, aumentando o sofrimento dos individuos.

A consciencia que um individus tem de sí nasce de uma relaçâo de comunicaçâo com seu meu ambiente. O contexto socio cultural é portanto um elemento de referencia, que permite ao individus se reconhecer como membro ativo e situar-se no seu universo social. É portanto pela pertença a um grupo a uma sociedade que o individus sente-se aceito, parte intégrante e membro ativo. Quando o individus perde esta capacidade de articular-se com os elementos culturais estruturantes, ele aliena-se e tende a criar seu proprio universo imaginàrio, que nôs costumamos a chamar de loucura.

O projeto de Higiene Mental na favela que desenvolvemos ha cerca de 5 anos, ô uma tentative de construir um modelo que leva em conta 3 elementos bàsicos:l- A discussâo e realizaçâo, ao nivel da comunidade, de um trabalho de saude mental preventiva e curativa, procurando engajar todos os elementos culturais e socias ativos da comunidade: curandeiros, poetas, artistas populaces, num processo de revitalizaçâo da memoria;

2- A enfase no trabalho de grupo;

3- A criaçâo de uma consciencia social gradativa.

Tres grandes açôes concorrem para a concretizaçâo destes objetivos:

- Espaços de encontros culturais objetivando a revitalizaçâo da memoria, para reforçar os valores que constituem as raizes de uma identidade cultural, a identidade esta infelizmente na maioria das vezes negada por uma visâo de progresso que exclui a historicidade do homem emquanto sujeito cultural. Somente um espaço de expressôes pode substituer os " acting-out", destruidores tanto de saber como de vidas humanas.

- Medicinas alternatives: Si a restauraçâo do tecido social é a melhor das prevençôes diante dos problemas psiquicos e somaticos, reciprocamente a rehabilitaçâo das praticas curativas tradicionais (nào exogenas ao meio)faz tambem obra de salvaçâo, nâo apenas do corpo e do espirito, mas da propria cultura.

Palabras claves

barrio de chabolas, salud mental, alienación cultural


, Brasil, Fortaleza

Comentarios

Nestes 5 anos de experiencia, temos aprendido muito. As reuniôes tem se tornado em um espaço de expressao de sofrimentos e de reconstituiçâo de esperanças. Nossa grande descoberta tem sido de constater que os melhores terapeutas estâo na prôpria comunidade. Os problemas sâo apresentados no grupo reunido, que discute, sugere soluçôes adaptadas à realidade comum. Nossa presença tem servido para suscitar esta dimençào terapeutica da prôpria comunidade.

Participam desta experiencia os estudantes de psiquiatria da UFC e eles tem aprendido muito da realidade socio-cultural dos pacientes, ao mesmo tempo em que se curam da alienaçâo universitaria da qual sâo vitimas.

Fuente

Texto original

(France)

Centro de Estudos da Familia - Rua Frei Mansueto 150, 1301 - 60.17 Fortaleza, BRASIL Tel/fax 085 263 38 42

menciones legales