español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Ler, descobrindo um Mundo Diferente

Valéria Costa MARTINS, Sueli Oliveira LIMA, Sylvia MAGALHÃES, Denise LIMA

03 / 1996

A alfabetização de jovens e adultos é uma tarefa desafiante, árdua, porém, gratificante.

Tem um significado muito amplo pois temos como objetivo principal um processo de alfabetização que não leve em conta só à utilização do código gráfico, mas também a formação de uma consciência crítica que possibilite uma interpretação da realidade social do mundo em que vivem.

A alfabetização para jovens e adultos tem um peso significativo na medida em que eles percebem que estão descobrindo um mundo diferente.

Isto se reflete na vida prática, quando conseguem tirar um documento, arranjar um emprego melhor, preencher formulários e principalmente, pela alegria, pelo prazer da leitura. Ler, realmente, é um ato revolucionário. Há uma transformação na vida do jovem e do adulto já alfabetizados: eles já começam a enxergar as coisas de modo diferente, a discutir, a perceber fatos onde antes não via.

Para que este pensamento se torne real, a alfabetização destes alunos tem que ser cunhada dentro de sua realidade, da sua vivência, trazida do seu cotidiano, para então partir para o mais distante, o mais complexo, sem fugir do seu contexto realístico, respeitando as diferenças culturais, as bagagens trazidas e utilizando recursos didáticos adequados para atender suas necessidades.

Neste processo, os objetivos do professor são levar este aluno à conscientizar-se de seus direitos e deveres, para que possa exercer de forma plena sua cidadania e formar sua identidade, no sentido de desenvolver seu espírito crítico, dando-lhe condições de se sentir atuante. Desta maneira, colabora-se para que ele atinja a autonomia do seu pensamento. É necessário que ele tenha a consciência de que é um ser humano e, como tal, um ser social, capaz de expressar-se e entender seu mundo e de descobrir que, como pessoa pode atuar na realidade que o cerca, modificando-a de forma organizada.

É preciso também, que esse aluno não veja na vida apenas dificuldades e problemas, mas também, alegrias, esperanças e prazeres. E que, por conseguinte, consiga resgatar sua auto-estima.

Visando atender aos objetivos propostos, é necessário que as aulas sejam interessantes e motivadoras. Para isso utilizamos músicas, noticiários, manchetes de jornais, tudo o que tenha a ver com o universo do aluno e que possa despertar o real interesse da turma.

Daí saem palavras que são geradoras de outras.

Temos, diante de tal prática, a consciência de um trabalho sério. Porém encontramos dificuldades para a concretização do mesmo. Uma das maiores é a alta rotatividade dos alunos. Muitos faltam, principalmente nos dias próximos aos finais de semana, por trabalharem em bares e boates (tomando conta de carros).

Outros viajam, indo e vindo do nordeste (na maioria).

Muitas moças arrumam emprego como empregadas domésticas e acabam dormindo no local. Isto causa entraves, pois interrompe o processo. Tais entraves fogem à nossa capacidade de resolução.

Diante de tudo o que foi relatado chegamos à conclusão de que alfabetizar adultos e jovens é tarefa difícil mas não impossível. É um processo de troca: o professor também se sente recompensado por estar contribuindo para que este jovem ou adulto encontre mais espaço nesta sociedade da qual faz parte, embora, seja excluído, marginalizado, preterido cabe ao professor mostrar-lhe a necessidade desta alfabetização, por que a partir dela, educando-se, ele educará outros e, quiça, fará parte de outro mundo: "o letrado".E, quem sabe, de posse deste bem, possa lutar pela transformação desta realidade desigual e injusta na qual está inserido.

Palabras claves

alfabetización, educación popular, educación


, Brasil, Rio de Janeiro

Notas

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Fuente

Texto original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brasil - sape (@) alternex.com.br

menciones legales