español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

São João do Tigre, oficina de Esperança

Mabel Solange CAVALCANTI

08 / 1996

A estradinha de terra batida é contornada com a vegetação que teima em resistir ao forte sol do sertão paraibano. O caminho segue cheio de curvas e pedras, atravessando o que outrora era o leito de um rio, parecemos percorrer um caminho de peregrinos em busca de um mundo novo. As marcas no chão rachado pelo tempo parece trazer o registro da história de um povo. Afinal, depois de muita poeira, chegamos a esta pequena e mágica cidade de São João do Tigre.

Após um breve olhar, encontro pequeninas peças que compõem o quadro autêntico de uma singela cidade nordestina: as casas, enfileiradas e de maneira modesta, a igreja, a praça, e uma escola. Uma iportante e grandiosa marca do povo e da história desse lugar.

Acostumada a discutir e lutar por um espaço onde, através da educação se faça um novo tempo, cansada de ver e sofrer injustiças, desencantada com o caos e a falta de compromisso dos políticos com os anseios de meu povo, encontro aqui um oásis, uma obra merecedora do crédito e do respeito de quem acredita nas mudanças: uma escola que mudou a vida e construiu uma verdadeira oficina de esperança no seco e sofrido sertão paraibano.

Seu idealizador é simples e sábio como o tempo, dotado de uma luz que as vezes assusta. Ele é o motor dessa oficina, ungido com a fé de um profeta e a coragem de um guerreiro. Maurismar fez seu povo ler, estudar, cantar e dançar a alegria de ser operário no grande sonho de uma escola viva, pulsante.

Como um guardião de um tesouro sagrado, meu amigo vai me conduzindo às dependências da escola, ao percorrermos as salas, o anfiteatro, as quadras, vou acompanhando atenta as marcas deixadas em seu rosto, a emoção de suas mãos ao me mostrar tudo isso, e sua tristeza ao chegar a capela e me confidenciar a situação de abandono que se encontra a escola, e como ele foi arrancada e atirado para longe de seu grandioso sonho.

O trabalho dessa escola mudou a face da cidade, a educação que se fez por lá fez com que seu povo ampliasse e conquistasse grandes horizontes, a visão de mundo vivenciada na escola - seja nas atividades como o teatro e a dança, ou nas ações pedagógicas - envolveu a cidade num trabalho grandioso, fazendo-a conhecida e visitada por importantes educadores, inclusive de outros países.

Seu povo hoje está calado e triste. Quando lembram da "festa dos povos" grande evento que acontecia na escola e envolvia a todos, parecem descrever as cenas de um filme que eles não puderam escolher o final.

Atingido pela ação injusta de políticos inescrupulosos, Maurismar foi forçado a deixar sua terra, seu povo, sua história. Acompanhado por um grupo de educadores e amigos, o idealizador e construtor dessa escola levou junto com sua força o eco de toda uma vida e um trabalho que hoje, como um pequenino beija-flor, espalha por onde passa, fazendo com que eu o conhecesse e me tornasse sua amiga e grande admiradora.

O intuito de registrar um pouco essa história é, nesse tempo de desesperança, alimentar de esperanças a luta de educadores para mudar o mundo a partir da escola, podendo reabastecer-se na experiência "iluminada" e nos frutos desse sonho.

Retomar o caminho do sertão e rever a história e os valores descobertos por essa escola que bravamente ainda florescem em São João do Tigre, me enche de fé, e me dá forças para ver corrigida por seu povo a injustiça cometida ao mentor e escultor dessa obra e a todos que como ele acreditam que o homem pode fazer seu destino.

Num tempo de descrenças, contemplo a esperança nos olhos de meu amigo, e anseio pelo dia de vê-lo de volta ao su povo, à sua escola, à sua terra. Alegro-me antecipadamente com a espera de ver voltar a vida ao povo de São João do Tigre, num tempo que será de dança, luz e paz!

Palabras claves

educación popular, educación


, Brasil, São João do Tigre, Paraiba

Notas

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Fuente

Relato de experiencia ; Texto original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brasil - sape (@) alternex.com.br

menciones legales