español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

A alquimia do saber

Mabel Solange CAVALCANTI

03 / 1997

Converso com alguns amigos, todos os educadores como eu, com problemas de salário, sofrendo abuso do poder, com inquietações e dúvidas mas com uma ebulição apaixonante pelo que fazem: EDUCAR!

Uma força quase mágica nos move, nos une, nos movimenta. Para meu caro professor de matemática, tudo se determina por fórmulas e atitudes matemáticas". Meu companheiro de química diz que a própria existência é resultado de uma sagrada fórmula química, e é interrompida por um historiador apaixonado que afirma: tudo é História!

Cada um a mexer com seu velho caldeirão de conceitos e paixões, procurando a justificativa para a tesão de educar, me faz pensar, enquanto mexo o fundo da alma inquieta: Tudo é educação! Essa força mágica que move mundos e justifica seus heróis cotidianos. Da curiosidade para a alquimia diária, como disse o Mestre, nos envolvemos de tal maneira a ponto de acreditar e ser guerreiro nessa luta que, muitas vezes, nos queima em grandes fogueiras de dificuldades pra nos ver renascer a cada dia na arte do encontro.

Encontro com nós, com o mundo, com inquietudes e desafios constantes, com a enorme desvalorização sofrida, com a falta de respeito pelas paixões de cada um. Mas, acima de tudo, encontro com o outro, com a vida, com a alquimia do ACREDITAR na grande revolução que virá da explosão desse grande caldeirão de alquimistas do saber.

Espalhados em diferentes trincheiras, seja em belas escolas ou no meio do mato, presente, recortado de lições passadas, indo em busca do outro sempre, nos fazemos parceiros diários, cúmplices e aventureiros.

Montados em alados livros, misturamos nossos próprios sonhos ao acreditar coletivo de um mundo novo, humanizado pelo braço do aluno, pela alegria de quem aprendeu a ler, pela força coletiva dos educadores, guerrilheiros e magos, lutadores e apaixonados por uma sociedade transformada, feliz, prazerosa, que virá da alquimia diária da educação!

Palabras claves

cambio social, educador, educación popular, educación


, Brasil, Caruaru, Pernambuco

dosier

Estimular o registro e a sistematização de experiências pedagógicas

Notas

Mabel faz parte do Coletivo de Educadores de Jovens e Adultos de Pernambuco e integra a Comissão de Interligação desse Coletivo. É arte-educadora da Secretaria Municipal de Educação de Caruaru.

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Fuente

Texto original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brasil - sape (@) alternex.com.br

menciones legales