español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

buscar
...
diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Arte Comunitária na escola do Centro comunitário da Rua Dois, na Rocinha

Clarice LAENDER, Tereza BREDARIOL

06 / 1997

A escola do Centro comunitáio da Rua Dois, na Rocinha, vem desenvolvendo, durante o ano de 1997, um trabalho de expressã artística nas áreas de teatro, música e artes plásticas. Estudantes dessas áreas se dispuseram voluntariamente a realizar atividades práticas de forma lúdica, informal e dinâmica com os adultos de primeira a quarta série.

Nós, alunas da Escola de Belas Artes da UFRJ, ficamos encarregadas pelas atividades de artes plásticas. O trabalho foi iniciado após a visita à exposição de Monet, no Museu Nacional de Belas Artes, quando os depoimentos dos alunos serviram de base para uma primeira experiência. Situamos o pintor dentro da história da arte, na tentativa de ampliar seus conhecimentos e suas possíveis visões frente à arte. O estudo da cor, com a possibilidade de desprendimento da forma, sua mistura (cores primárias dando origem às secundárias), luminosidade e pinceladas foram abordados de forma geral e livre, sem imposições.

Procuramos sempre utilizar materiais acessíveis e alternativos como: pigmentos vegetais (beterraba, folhas, urucum, etc)e cola para produção de tintas; revistas, jornais e retalhos em colagens; tentando aproximar os diversos recursos existentes em sua realidade.

Os exercícios propostos buscavam estimular a criatividade, aguçando e enriquecendo a percepção visual e a aceitação da linguagem expressiva de cada um. O resultado gerou um belo livro que fala da vida na favela, uma estória contada e ilustrada por eles com a nossa orientação.

Gratificadas!!

Palabras claves

educación popular, educación


, Brasil, Rio de Janeiro

dosier

Estimular o registro e a sistematização de experiências pedagógicas

Notas

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Fuente

Texto original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brasil - sape (@) alternex.com.br

menciones legales