español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Implantação do Centro de Documentação online para o Desenvolvimento Agroflorestal no Brasil

Ycatan Teixeira da SILVA

08 / 2004

O projeto contempla as dimensões continentais do Brasil e as necessidades de compartilhamento de bons resultados, bem como a correção de problemas, nas diversas experiências de implantação de SAFs por ONGs em todo o país. A iniciativa baseia-se no fato de que um número crescente de organizações no meio rural dispõe de computadores com acesso a Internet. Essa facilidade de acesso à comunicação favorece a disponibilização do conhecimento online. O projeto é uma abordagem prática para a difusão de comunicação técnica, em linguagem acessível a todos os grupos, e considera os distintos níveis de conhecimento e experiência técnica.

O projeto teve início em Abril/2004 e seu estágio atual é o de constituição da base informativa. Nele a REBRAF está utilizando a sua página na Internet para a divulgação de informes. Num segundo momento os usuários poderão ter acesso a um número limitado de artigos e documentos técnicos. Para esta fase, com duração máxima de 24 meses, a REBRAF dispõe de recursos financeiros providos pela Fundação Ford.

A REBRAF já está empreendendo esforços de captação de parcerias técnicas e financeiras para implementação da etapa seguinte. Esta é mais ambiciosa e prevê uma rede online interativa, com uma oferta mais diversificada de serviços. Os usuários poderão não apenas consultar documentos e informes da etapa anterior, mas também:

1. Ter acesso ao acervo bibliográfico da REBRAF

2. Fazer upload de documentos, incluindo suas experiências na base e dados

3. Fazer download de conteúdos compartilhados do banco de dados

4. Oferecer, ou buscar, produtos e serviços ligados a SAFs

Lições aprendidas

A rede precisa sistematizar a classificação de demandas dos seus usuários. Para isso é necessário, desde já, que o home page disponha de mecanismos para registrar os acessos completados, numerando-os, quantificando-os e qualificando-os por área temática de acordo com os dados e informações buscados.

Há necessidade de divulgar o home page na Internet, através de links em outros vinculados às áreas de pesquisa e informação agrícola, florestal e ambiental. Adicionalmente, já é possível e necessário, aumentar a divulgação do home page por email.

Resultados Esperados

  • Promover por meio do intercâmbio, a bio-diversificação inter-SAFs, inclusive no plano internacional, priorizando experiências integradoras de países latino-americanos e africanos.

  • Articular mecanismos de apoio para a comercialização de produtos dos SAFs.

  • Utilizar a rede também como instrumento de ação política, visando o aprimoramento da legislação ambiental, para harmonizar as necessidades de proteção ambiental com o desenvolvimento rural sustentável; e.g. A reconstituição de APPs (áreas de preservação permanente) com uso de SAFs.

  • Disponibilizar aos usuários uma listagem mundial de fontes de informação sobre SAFs e Agroecologia.

Fatores Limitantes

  • Disponibilidade de recursos financeiros para obter a máxima performance.

  • Sobrecarga dos colaboradores potenciais, visto que a maioria das ONGs já opera no limite da capacidade de sua força de trabalho.

  • Isolamento da pesquisa em relação a extensão e desenvolvimento.

Gargalos

Na fase atual tem sido encontradas dificuldades na disponibilização de documentos com apresentação gráfica bem elaborada (e.g. imagens inseridas em centros de textos) por indisponibilidade de ferramentas adequadas e expertise.

A disponibilização do acervo bibliográfico em base permanentemente atualizada, com classificação de usos requeridos, possibilitando ao usuário a escolha (e.g. textos completos, resumos técnico ou textos com linguagem jornalística/simplificada) demandará know how caro e sofisticado, provavelmente a terceirização do serviço.

Mots-clés

centre de documentation, écologie forestière, agriculture durable, développement durable, Internet, système d’information


, Brésil

dossier

Systèmes agroforestiers : écologie et production

Commentaire

A rede no momento encontra-se em fase embrionária. Poderá tornar-se um mecanismo de grande importância no cenário do desenvolvimento rural sustentável, mas não dependerá apenas de recursos financeiros e técnicos. A habilidade e a disposição para a montagem de uma articulação política no terceiro setor, constituindo alianças operacionalmente consistente e politicamente forte será determinante no grau de sucesso a ser alcançado.

Notes

Esta ficha foi realizada durante o I encontro de capacitação e sistematização sobre informação e experiências agroflorestais do Brasil. Este encontro foi organizado por REBRAF, no mês de agosto de 2004, com apoio de Almedio Consulting (www.almedio.fr), Pro Natura Internacional (www.pronatura.org) e a Fondation Charles Léopold Mayer (www.fph.ch).

Source

Entretien

11/08/2004 - DUBOIS Jean Clement Laurent, REBRAF= Instituto Rede Brasileira Agroflorestal (Cx. P. 70060, cep. 22422-970 Rio de Janeiro, RJ, BRASIL - Tel e fax (021) 2521 1593 / 2553 1628 - www.rebraf.org.br)

mentions légales