español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

DPH - Informaçao voltada para a açao - parte II

(DPH - l’information pour l’action - II)

Lea TIRIBA

04 / 1996

Estas questoes, amplamente discutidas pelo Grupo Brasil ao longo de sua existencia, vem contribuindo para que as instituicoes que o compoem pensem a sua relaçao particular com DPH e definam a natureza e os interesses do proprio Grupo Brasil: a que serve a nossa atividade DPH? Nao podera servir unicamente ou principalmente para alimentar uma base de dados em que mais de 74% da informaçao esta em frances.

Durante o ultimo encontro anual de DPH, realizado em Xalapa, no Mexico, em abril de 1995, houve um forte questionamento em relaçao a utilidade de DPH para o movimento social vivo. Os relatos de boa parte dos participantes do encontro nos levaram a concluir que a informaçao DPH produzida com o objetivo primordial de alimentar a açao transformadora, em realidade tem servido pouco a esta finalidade. Isto porque nao ha uma pratica sistematica de fazer retornar as fichas aos grupos sociais produtores das acoes que os membros de DPH sistematizam. E sao rarissimas as experiencias de elaboraçao de fichas pelos proprios sujeitos destas experiencias. Este conjunto de questoes foi objeto de reflexao das plenarias e de um dos grupos de trabalho constituido durante o encontro anual da rede. Este grupo produziu o documento "Formacion - Devolucion de la Informacion Sistematizada", que serviu de base para a elaboraçao do projeto Informaçao Voltada para a Açao, que encaminhamos a FPH neste semestre. A proposta inclui tres frentes de trabalho: Sistematizaçao das experiencias do PACS em formato DPH; Oficinas de Redaçao DPH; e Animaçao do Grupo Brasil.

Mots-clés

Brésil, Rio de Janeiro

Commentaire

Estamos convictos de que a troca de experiencias atraves das fichas e importante. Mas temos tambem a certeza de que a informacao, por si so, nao produz transformacao: so a conversao permanente do conhecimento em acao transforma a realidade.

Notes

Segunda de uma serie de fichas explicativas sobre o trabalho de parceria PACS/FPH. Relato das exper iencias do PACS com a producao e utilizacao das fichas DPH.

Source

Document de travail

PACS=Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul, Informacao voltada para a acao; proposta de projeto PACS-DPH

PACS (Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul) - Av. Rio Branco, 277, sala 1609 – Centro – Rio de Janeiro - RJ - BRESIL - CEP: 20.040-009 - Fone/fax: (21) 2210-2124 - Brésil - www.pacs.org.br - pacs (@) pacs.org.br

mentions légales