español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Uma experiencia de assessoria em educaçao infantil

(Une expérience de formation en éducation des enfants)

Lea TIRIBA, Sergio SCHLESINGER

10 / 1996

Esta ficha relata a experiencia de Lea Tiriba, como colaboradora do PACS, na assessoria a Secretaria Municipal de Educaçao, Cultura, Esportes e Lazer de Ipatinga-MG, em 1991 e 1992.

Neste periodo, o objetivo central de trabalho foi o de promover a estru turaçao de politicas e praticas de açao no campo da educaçao infantil, especificamente no apoio que a Secretaria comecava a oferecer as creches e pre-escolas comunitarias, assumindo, atraves de convenios com as instituicoes ja existentes, um papel definido pela atual Constituiçao brasileira como de responsabilidade dos municipios.

Em termos de objetivos especificos, tratava-se de: 1- assessorar a equipe pedagogica, criada especialmente para apoiar o trabalho destas escolas. 2- estruturar um trabalho de formaçao permanente dos educadores e da propria equipe de apoio, permitindo a produçao de uma escola de qualidade. 3- contribuir para que estes educadores fossem capazes de refletir criticamente sobre suas praticas, de se apropriarem de conhecimentos teoricos ja sistematizados, no campo da educaçao infantil, e de criarem novas praticas, baseadas na sua propria realidade. 4- contribuir para torna-los capazes de realizar a gestao democratica desta escola, concretizando uma proposta do Partido dos Trabalhadores.

Este conjunto de objetivos implicou em investir na constituiçao de equipes autonomas, no estreitamento das relacoes entre a escola e a comunidade e na articulaçao politica destes educadores, permitindo que elaborassem sua propria proposta de educa çao infantil.

Desde a assinatura do primeiro convenio com as escolas comunitarias, em fevereiro de 1991, a Secretaria de Educaçao esteve atenta a necessidade de viabilizar um unico projeto de educaçao infantil. Assim, respeitando-se as caracteristicas p roprias de cada uma das redes (estatal e comunitaria), a meta era a produçao de creches e pre-escolas de qualidade. O que e, como deve ser esta escola? As respostas a estas perguntas sao continua e coletivamente buscadas por todos os envolvidos na produçao cotidiana dessa escola: profissionais de educaçao, alunos, comunidade, familias e Estado.

O trabalho da equipe de apoio pedagogico se constitui, portanto, em investir na formaçao de cidadaos profissionais de educaçao, de forma a favorecer:

1- a elabo raçao coletiva da proposta educativo-pedagogica (o que implicava em: reflexao sobre praticas; apropriaçao da teoria; sistematizaçao).

2- gestao democratica das creches e pre-escolas (o que implicava em: constituiçao de equipe autonoma; estreitamento das relacoes entre escola e comunidade; articulaçao politica dos educadores).

Mots-clés

Brésil, Rio de Janeiro

Commentaire

Para oferecer as criancas uma educacao de qualidade, vem sendo necessaria a elaboracao de uma metodologia de trabalho de formacao que simultaneamente assegure:

1- a elaboracao de uma pedagogia comprometida com os interesses, as necessidades e a realidad e das criancas das creches populares.

2- a formacao de educadores autonomos.

3- o estreitamento das relacoes com a comunidade.

Estas tres frentes estao intimamente relacionadas. De fato, uma proposta pedagogica so podera avancar se seus educadores forem autonomos, isto e, capazes de, permanentemente, cria-la e recria-la. Por out ro lado, esta proposta tendera a estagnacao se nao houver possibilidade de abrirem-se canais que assegurem novas relacoes de participacao e troca entre a instituicao escolar e a sociedade que a mantem.

Source

Document de travail

PACS (Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul) - Av. Rio Branco, 277, sala 1609 – Centro – Rio de Janeiro - RJ - BRESIL - CEP: 20.040-009 - Fone/fax: (21) 2210-2124 - Brésil - www.pacs.org.br - pacs (@) pacs.org.br

mentions légales