español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

O todo e muito mais que a soma das partes

Centro Javier e rede mexicana de comunicadores populares

(Le tout est beaucoup plus que la somme des parties Le centre Javier et le réseau mexicain de communicateurs populaires)

Cristiana TRAMONTE

06 / 1995

O Centro de Comunicacion Javier, sediado na Cidade do Mexico, foi criado para apoiar os processos populares no campo da comunicacao.Seu objetivo principal e apresentar a mensagem social e evangelica em uma nova linguagem. Segundo o foulder da entidade " diante da realidade de manipulacao e controle que exercem os meios masivos de comunicacao na sociedade e o fomento de valores que atentam contra as culturas, a vida, o exercicio livre da opiniao e vontade pessoal e coletiva; vemos a urgencia de trabalhar e construir um modelo de comunicacao alternativa.Acreditamos que o papel que joga a comunicacao nos processos educativos, evangelizadores, promocionais e organizativos e fundamental na apropriacao de conhecimentos, na valoracao e respeito as culturas e na geracao de novas atitudes que levem a construcao de uma nova sociedade".

O Centro tem 20 anos de experiencia em comunicacao e trabalha basicamente em tres linhas:producao, formacao, servicos. O centro produz video programas, audio programas, e audiovisuales sobre temas educativos e pastorais. Em formacao oferece cursos de capacitacao em relacoes humanas, processos de comunicacao humana, dinamica de grupo, leitura critica da mensagem, roteiro, uso pedagogico do video, comunicacao grafica, producao de video, producao de audio, fotografia e imprensa popular. Os servicos oferecidos pelo Centro Javier sao gravacoes de audio, de video, copiagem de audio e video; biblioteca e instalacoes para cursos.

Segundo o coordenador Andres Navarro Zamora, a crise economica mexicana afetou diretamente o trabalho e o trabalhador mexicano, o que talvez implique em corte de pessoal do grupo. Entretanto, buscam manter a articulacao em redes informais de comunicadores como a Rede Mexicana de Comunicadores Populares que tambem vive dificil situacao, ja que nao possuem meios financeiros para transladar-se de um lado a outro e dinamizar reunioes.

Apesar das dificuldades ja ocorrram duas reunioes da rede e estao buscando meios financeiros para solidificar sua organizacao. A nivel regional ja ocorreram tambem reunioes nas regioes centro, norte e sudeste. Na ocasiao foram realizados tambem oficinas, encontros e foruns. Desta rede fazem parte quase 50 instituicoes e grupos(movimentos sociais de Meninos de Rua, Velhos, Jovens,etc.)A coordenacao da regiao centro da Rede Mexicana de Comunicadores Populares esta a cargo do Centro Javier.

Mots-clés

vidéo


, Mexique

Commentaire

As iniciativas em forma de Rede sao valiosas no sentido de potencializar o trabalho desenvolvido e promover a articulacao de diversos grupos que atuam no mesmo sentido, orientado pelos mesmos objetivos. Em situacoes como o caso atual do Mexico onde a crise financeira ameaca a organizacao popular, a organizacao em rede possibilita pensar as saidas de maneira coletiva e assim, aumentar a forca dos grupos e movimentos em torno de um projeto comum de sustentacao financeira.Ao mesmo tempo, solidifica a acao socio-politica das entidades envolvidas as quais, isoladamente, pouco poderiam fazer numa situacao de crise extremada.Entretanto, a articulacao em rede nao pode ser somente uma estrategia de sobrevivencia imediata: necessita ser uma concepcao, uma maneira de encarar a organizacao dos grupos e entidades envolvidas que supere o individualismo no momento de propor projetos e iniciativas e que promova a nocao de que o todo e muito mais do que a soma de suas partes.

Source

Présentation d’organisme

TRAMONTE, Cristiana, DIALOGO CULTURA E COMUNICACAO

Dialogo Cultura e Comunicacao - Rua Dep. Antonio Edu Vieira, nr.65, apt. 204/D, Bairro Pantanal, Florianópolis-SC, BRASIL - Brésil - mvsouza (@) univali.br

mentions légales