español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Os Pesquisadores Populares de Fortaleza e suas trajetórias de luta

A história de Maria do Socorro Lessa

(Les chercheurs populaires de Fortaleza et leurs trajectoires de lutte L’histoire de Maria do Socorro Lessa)

Abelardo COELHO

09 / 1996

Com a concepção inicial de que o Movimento Popular "era coisa pra quem tinha tempo, não tinha o que fazer", Socorro Lessa começou a se engajar, após convites para participar de algumas reuniões de grupos organizados em um bairro vizinho ao do Dias Macedo onde ela faz parte da Secretaria da Associação dos Moradores.

No início, sentiu que essa participação era muito séria e resolveu ir aos poucos para conhecer melhor os trabalhos. Para ela, nesse momento "lutar era um meio de pressionar o governo a dar terreno, não tinha que invadir", porém, hoje em dia ela tem uma visão de que é preciso invadir terrenos e fazer mutirão.

Socorro foi convidada a participar do Curso de Pesquisadores Populares onde teve uma formação sobre Pesquisa Popular e um conhecimento da problemática urbana de Fortaleza mais aprofundado. Trabalhar na comunidade coletando dados para resgatar as lutas, ela sentiu um pouco de dificuldade por a Associação possuir poucos sócios, mas acabou conseguindo resgatar a história.

Atualmente, gostaria de abrir uma cooperativa dentro da Associação e para isso, continua lutando para obter sucesso.

Mots-clés

lutte pour la terre, recherche participative


, Brésil, Fortaleza

Commentaire

A vontade em participar do Movimento Popular, na maioria das vezes, torna-se um processo de análise, de reflexão e avaliação. Crer na seriedade da luta mostra que as pessoas comprometidas arcam com muitas responsabidades e que um futuro de uma comunidade pode estar nas mãos delas.

Notes

Entrevista com LESSA, Maria do Socorro

Source

Entretien

CEARAH PERIFERIA

CEARAH PERIFERIA (Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos) - Rua Carlos Vasconcelos, 1339, Aldeota CEP: 60115-170 Fortaleza-CE-BRASIL - Tel: + 55 0(xx)85 3261.2607 - Fax: + 55 0(xx)85 3261.8754 - Brésil - www.cearahperiferia.org.br - cearahperiferia (@) cearahperiferia.org.br

mentions légales