español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

O papel das linguagens expressivas na educação

Facilitar a aprendizagem e estimular a creatividade do adolescente através da utilização do teatro, desenho e pintura

(L’usage des langages expressifs dans l’éducation Faciliter l’apprentissage et stimuler la créativité de l’adolescent grâce au théâtre, au dessin et à la peinture)

Mônica Luiza DE ALMEIDA

11 / 1994

O que significa as linguagens expressivas diante da nova ordem mundial? Diante desta pergunta, sinto que a arte na Educação está tendo um papel fundamental, pois as escolas formais sempre rejeitaram esse papel da arte e, no momento atual está revendo e dando a devida importância para o processo da criatividade.

As linguagens expressivas têm um papel fundamental na Educação. Servem como uma proposta pedagógica para facilitar a aprendizagem e estimular a criatividade.

Como as linguagens expressivas podem facilitar a aprendizagem? é através da utilização do teatro, desenho e pintura, que se consegue estimular o adolescente para que ele se interesse por determinado assunto. É um meio para se chegar mais perto da aprendizagem.

Por exemplo, em uma aula dada na Oficina de Leitura com o texto "A Risada de Biriba", de Silvia Botelho, que narra a história de um palhaço, fizemos a leitura (cada um lendo uma página), em voz alta para os outros escutarem. Após a leitura comentamos o texto: qual era o assunto, o que a história queria dizer, etc. A minha impressão é que eles não haviam entendido direito a "lição de vida" que o texto trazia.

Então, propus que fizéssemos um painel (com tinta e pincéis), sobre a história de Biriba. Coloquei uma música calma, e começamos o trabalho. Para surpresa minha, o painel saiu lindo e retratava o que Biriba queria dizer com a sua história. E cheguei a conclusão de que existem outras formas de se expressar, que não seja através da linguagem verbal.

E, na Oficina de Teatro, os alunos que começaram o ano eram um pouco tímidos e inseguros. Mas, com o desenvolver das aulas, com os exercícios de relaxamento, técnica vocal, interpretação, os alunos foram desenvolvendo a sua criatividade e o seu comportamento foi se modificando. De meninos tímidos passaram a ser extrovertidos e brincalhões. É uma prova de como a Oficina de Teatro pode ajudar a estimular todo potencial que o adolescente tem para desenvolver. Podem não sair grandes atores, mas com certeza a Oficina ajudou-os a se relacionarem melhor com os seus colegas, e assim refletir para a sua vida. Eu trabalho basicamente com meninos na faixa de 14 a 17 anos, filhos da classe trabalhadora e meninos que vivem na rua. Nem sempre é fácil desenvolver alguns trabalhos com a criatividade mas, às vezes, são compensadores os resultados.

Mots-clés

art, éducation, pédagogie


, Brésil, Pernambuco

Notes

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Texte original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brésil - sape (@) alternex.com.br

mentions légales