español   français   english   português

dph participe à la coredem
www.coredem.info

rechercher
...
dialogues, propositions, histoires pour une citoyenneté mondiale

Uma reflexão sobre a realidade do Educador Popular

(Une réflexion sur la réalité que vit l’éducateur populaire)

Luciana ARAèJO

05 / 1995

Depois de tanta experiência de vida prática começo a sentir que é preciso muitas respostas para muitas dúvidas. Antes eu pensava que o grande desafio era buscar uma solução que muitas vezes exige de nós educadores populares uma posição mais séria e comprometida.

Mas agora vem a grande questão: como estamos nos situando dentro desta realidade, estamos dispostos a mudar ou manter esta situação, e afinal que realidade é esta?

Gestão participativa, governo popular, democracia plena e absoluta. Para quem? A serviço de quem? como fazer?

Como nós educadores populares vamos responder a estas e outras questões que hoje começam a surgir?

A luta agora já não se passa apenas por melhores salários e sim pela melhoria da qualidade de ensino. Como vai se dar esta melhoria? Qual a melhor estratégia para fazer valer esse direito?

Conferência de educação, lei orgânica, reforma constitucional, LDB? Não sei...

Talvez se faça necessário deixar claro que não adianta ver a realidade simplesmente por vê-la, é importa compreender as causas que levaram e levam a tal realidade. Quem teve vantagens? Quem perdeu? Qual o nosso papel? Nossa ação é importante, para que e para quem? Que ação vai beneficiar quem? O que é ser normal? "Dos que ainda resitem."

Mots-clés

éducation populaire, éducateur


, Brésil, Pernambuco

Notes

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Source

Texte original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brésil - sape (@) alternex.com.br

mentions légales